Sábado, 27 de
Abril de 2024
Brasil

Corte

Pente-fino do Bolsa Família corta 8,3 milhões de beneficiários

Inconsistências cadastrais foram os principais motivos para o cancelamento dos benefícios

Imagem: Reprodução
post
Os dados coletados mostram que dos 8,4 milhões de beneficiários que foram retirados do programa

14 janeiro, 2024

O pente-fino do Bolsa Família, que impôs um recadastramento aos beneficiários do programa em 2023, resultou no bloqueio de aproximadamente 8,4 milhões de famílias. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que as inconsistências no cadastro, sejam elas de renda ou composição familiar, foram o principal motivo para o cancelamento dos benefícios. O bloqueio também afetou beneficiários com informações desatualizadas há muito tempo.

Objetivo 
A intenção principal do pente-fino é corrigir distorções no Cadastro Único (CadÚnico), o qual é a porta de entrada para programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Os dados, fornecidos via Lei de Acesso à Informação, mostram que entre os meses de março e dezembro foram retirados do programa 8.423.205 beneficiários. A maioria deles está localizada nas regiões Nordeste (3.762.332) e Sudeste (3.023.165), as quais concentram o maior número de beneficiários. A revisão dos cadastros e a averiguação de inconsistências são ações previstas no escopo do programa, mas foram paralisadas durante a gestão de Bolsonaro por causa da pandemia da Covid-19 e outras prioridades do Executivo em 2022.

Benefícios duplicados e desatualizados: os principais problemas encontrados
O relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou alguns dos principais problemas encontrados durante o recadastramento. Entre eles está o aumento significativo de famílias unipessoais (compostas de uma só pessoa) que estão recebendo benefícios. Os dados coletados mostram que dos 8,4 milhões de beneficiários que foram retirados do programa, 7,1 milhões eram de famílias unipessoais. Além disso, algumas dessas famílias recebiam o benefício duplicado, o que significa que, embora tivessem uma renda dentro do limite, estavam cadastradas mais de uma vez.

Mudanças no programa em 2023
O Bolsa Família tem como alvo famílias com renda per capita, ou seja, por pessoa, de, no máximo, R$ 218 mensais.
Em 2023, o governo elevou o valor mínimo do benefício para R$ 600 por família. Além disso, a retomada da interação com os municípios, os principais gestores dos recursos do benefício, tem sido uma das principais ações do programa neste ano, em que completa 20 anos de criação.

Calendário de pagamento do Bolsa Família de janeiro 2024
O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago no dia 18 e vai até o dia 31. Sobre o saque, ele pode ser feito através do app do Caixa Tem, nas agências das Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; ou Caixas eletrônicos com os cartões do programa.

Confira a lista de pagamento do Bolsa Família em janeiro

18 de janeiro – depósito para NIS 1;
19 de janeiro – depósito para NIS 2;
22 de janeiro – depósito para NIS 3;
23 de janeiro – depósito para NIS 4;
24 de janeiro – depósito para NIS 5;
25 de janeiro – depósito para NIS 6;
26 de janeiro – depósito para NIS 7;
29 de janeiro – depósito para NIS 8;
30 de janeiro – depósito para NIS 9;
31 de janeiro – depósito para NIS 0;

Fonte: portal Metrópoles