Segunda-feira, 29 de
Abril de 2024
Brasil

Investigação

Operação prende chefe de organização criminosa

Líder foi preso no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Polícia Civil
post
Douglas Alves Machado foi preso em operação da Polícia Civil de Goiás em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro — RJ

11 abril, 2024

Uma operação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu 23 suspeitos de integrarem uma organização criminosa que cometia homicídios e tráfico de drogas, armas, munições, além de lavagem de dinheiro. Ao menos quatro homicídios, ocorridos entre julho e novembro de 2023 são atribuídos à participação do grupo. Entre os crimes, está o assassinato do casal Wellington Elias da Silva e Karine Vitória de Castro, no Setor Perim, em julho de 2023. De acordo com a Polícia Civil, entre os presos está o líder da organização criminosa, Douglas Alves Machado. Ele foi preso em uma operação conjunta da Polícia Civil de Goiás com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) no último dia 31, na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro. O g1 não conseguiu localizar a defesa de Douglas Alves Machado até a última atualização desta reportagem. Foragido em Goiás, Douglas tinha mandado de prisão definitiva por crimes de homicídio qualificado, lesão corporal e uso de documento falso.

Investigação
Segundo a Polícia Civil, as investigações contra o grupo começaram no segundo semestre de 2023, quando a polícia verificou que alguns homicídios praticados em Goiânia tinham o mesmo modo de operação, sempre vinculados com o tráfico de drogas. Além dos quatro homicídios atribuídos à organização criminosa, a Polícia Civil investiga outros seis que tem indícios de também estarem relacionados ao grupo. A Polícia Civil informou que, dentro do grupo, os 23 suspeitos exerciam funções diferentes. Douglas era o líder da organização, enquanto outras pessoas eram os executores dos homicídios, responsáveis pela lavagem de dinheiro, pela armazenagem de armas e drogas e ainda, pela redistribuição de drogas. Foram apreendidos celulares, anotações, automóveis, armas e drogas, e quase R$ 90 mil em espécie. Segundo a polícia, a investigação avançará para delimitação precisa da conduta de cada associado em cada homicídio.

Crime no Setor Perim
Um casal foi executado a tiros no dia 21 de julho de 2023, no setor Perim, em Goiânia. De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu no cruzamento da Avenida Mato Grosso do Sul com a Rua SP 12. Segundo a PM, informações e relatos de testemunhas apontaram que uma moto com duas pessoas parou na lateral do carro em que as vítimas estavam e disparou diversas vezes contra o casal, que morreu na hora.