Domingo, 28 de
Abril de 2024
Brasil

Colapso

Serviços do Pix podem parar

Servidores do Banco Central aprovam estado de greve

Foto: Divulgação
post
Com a greve dos servidores do Banco Central os serviços do pix podem parar

20 dezembro, 2023

Os servidores do Banco Central aprovaram o Estado de Greve Geral durante assembleia geral realizada nesta quarta-feira, 20 de dezembro. A informação foi confirmada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL). De acordo com o sindicato, a decisão é uma resposta ao que consideram uma falta de benefícios para a categoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das mudanças solicitadas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 aprovadas pelo Congresso. A categoria reclama que os auditores fiscais da Receita Federal e a Polícia Federal obterem concessões no referido texto e podem receber propostas salariais do Governo nos próximos dias, enquanto os funcionários do Banco Central foram excluídos dessas possibilidades. “Diante dessa disparidade, o Banco Central anuncia o Estado de Greve como uma declaração política para o ano de 2024”, informa nota do Sinal. Os principais pleitos dos servidores do Banco Central são: a criação de uma Retribuição por Produtividade Institucional, o reajuste nas tabelas remuneratórias, a exigência de nível superior para o cargo de técnico e mudança do nome do cargo de analista para auditor. Dentre os possíveis impactos em cenário de greve observados pelo sindicato estão a obstrução profunda na gestão do Banco Central, resultando em atrasos e não-entrega de serviços; a risco de descontinuidade de serviços do Pix; prejuízos à conclusão de projetos em curso, como o Drex, supervisão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo, e regulamentação de ativos virtuais; possíveis adiamentos e suspensões de atividades com a participação dos agentes do mercado financeiro. O sindicato também destaca como possíveis com a entrega das funções comissionadas por seus atuais detentores o agravamento de todos os atrasos e interrupções acima descritos, uma vez que faltará gerentes e coordenadores para assinarem e autorizarem a execução dos serviços.

Confira outros pontos destacados pelo sindicato do funcionário do BC em nota:

– Estado de Greve Geral: Aprovado em assembleia geral, reflete a insatisfação dos servidores do Banco Central em relação à falta de consideração para com suas demandas. Em se confirmando o tratamento desigual para o BC, em desfavor das outras carreiras, uma assembleia específica no BC será convocada em seguida para decidir pela greve.

– Desigualdade nas Concessões: O texto aprovado da LDO e as mudanças na LOA 2024 beneficiaram auditores fiscais da Receita Federal e a Polícia Federal, deixando de lado os servidores do Banco Central.

– Razões para o Estado de Greve: A exclusão de melhorias para os servidores do BC no contexto das mudanças orçamentárias indica a necessidade de ação coletiva.