Sábado, 27 de
Abril de 2024
Brasil

Economia

Fazenda aposta que PIB deve crescer 2,2% em 2024

A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (31) pela A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda

Foto: Divulgação
post
Ministro da Economia, Fernando Haddad

31 janeiro, 2024

A equipe econômica de Fernando Haddad espera que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 atinja 2,2%. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (31/1) pela A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. “Considerando o conjunto de informações já disponíveis, é possível que assim como em 2023 as estimativas iniciais do mercado para a expansão do PIB em 2024 tenham que ser revisitadas”, destaca a secretaria, em nota. O governo afirma que a contribuição da agropecuária para o crescimento brasileiro deverá ser menor neste ano, assim como seu impacto em outros setores.

FMI revisa crescimento

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a previsão de crescimento do o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024. A nova projeção indica um avanço de 1,7%. O número ficou 0,2 ponto porcentual acima da estimativa anterior, divulgada em outubro de 2023. Em 2025, o país deve crescer 1,9%. O dado consta no relatório “World Economic Outlook” (“Perspectivas Econômicas Mundiais”), divulgado na terça-feira (30/1). Segundo o FMI, o aumento se deve à “demanda doméstica mais forte do que o esperado”. A queda da taxa de juros foi outro ponto destacado pelo FMI para justificar a melhora da perspectiva do PIB brasileiro. “Muitas economias continuam a demonstrar grande resiliência, com o crescimento acelerando no Brasil, na Índia e nas principais economias do Sudeste Asiático”, disse o economista chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em comentário sobre as novas projeções econômicas do órgão.

Projeções do Banco Central

Para o mercado financeiro o para 2024 deve ter crescimento de 1,6%, a mesma estimativa da semana passada. Para 2025 e 2026, a previsão de crescimento da economia manteve-se em 2%. No terceiro trimestre de 2023, o PIB brasileiro desacelerou, mas veio acima das projeções dos analistas e registrou leve alta de 0,1%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especialistas e o próprio governo trabalham com um crescimento de cerca de 3% do PIB em 2023.