Segunda-feira, 29 de
Abril de 2024
Brasil

Democracia armada

Candidato no ABC Paulista exibe fuzil enorme

Ex-assessor de Eduardo Bolsonaro, candidato no ABC Paulista exibe fuzil enorme

Foto: Reprodução/Twitter
post
Paulo Chuchu, candidato a vereador em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

15 novembro, 2020

São Bernardo do Campo (SP) - Apoiado pelo clã Bolsonaro, Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu, candidato a vereador em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, posou armado ao longo de toda sua campanha, uma ação apelativa para o livre armamento. Na  sexta-feira (13/11), ele, que é ex-assessor de Eduardo Bolsonaro, exibiu sua pistola e seu fuzil em um vídeo publicado no Twitter em que pedia os votos dos apoiadores do presidente. Na postagem, Paulo Chuchu começa agradecendo o apoio dos seus potenciais eleitores e termina pedindo votos para "ter um conservador de verdade na cidade de São Bernardo do Campo, para ter um representante legítimo da família Bolsonaro".  Ainda na última sexta-feira, ele postou um trecho de uma live em que aparecia entre o presidente Jair Bolsonaro e seu "filho 03". No vídeo, os parlamentares demonstraram apoio ao candidato a vereador.

Eleições municipais em todo país

As Eleições 2020 movem praticamente todo país no domingo (15/11). Por conta do coronavírus, essa tem sido uma eleição diferente, com horários estendidos e mais critérios de segurança sanitária. Uma questão que levanta muitas dúvidas ao longo processo é o famoso coeficiente eleitoral. Bem resumidamente, é a divisão do número de eleitores pelo número de vagas (nós explicamos com detalhes AQUI). Cada cidade, então, tem seu coeficiente eleitoral. Se você ainda não votou, leve de preferencialmente uma caneta própria para assinar o caderno dos mesários. E não se esqueça de conferir quais são os documentos necessários para votar. Por conta da pandemia, as urnas estão abertas das 7h às 17 horas  (horários de Brasília). Caso não esteja presente na cidade onde você está apto para votar, é possível justificar seu voto. Para saber como, siga nosso guia clicando AQUI. O segundo turno ocorrerá em dois domingos, no dia 29 de novembro de 2020.

O que faz um prefeito?

O Estado se divide em três poderes o Executivo, Legislativo e Judiciário, e o prefeito é o chefe do Poder Executivo. Ou seja, é responsabilidade do prefeito administrar a cidade que exerce suas funções. 

O que faz um vereador?

Eleito por votos da população, o vereador que é um agente político, trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Lembrando que o Brasil é dividido em três grupos de poder: União, Estados e Municípios. Pode-se dizer que o vereador exerce um papel similar ao dos deputados e senadores fazem nas esferas Estados e União. 

Fontes: Yahoo Notícias / www.poptvnews.com.br