Sábado, 27 de
Abril de 2024
Política

Orientações

Idosos do setor Aureny III - região sul de Palmas - recebem orientações financeiras do Procon Tocantins

Durante o encontro que reuniu mais de 30 idosos do Grupo Feliz Idade no Cras do setor Aureny III, técnicas do Procon Tocantins abordaram o tema Planejamento financeiro e familiar

Foto: Luciene Lopes /Governo do Tocantins
post
Grupo Idade Feliz do Aureny III durante palestra sobre Planejamento Familiar

05 fevereiro, 2020

Palmas (TO) -  Iniciar o ano levando orientações que vão nortear a vida do cidadão e auxiliá-lo para encontrar o equilíbrio de suas finanças. Com essa proposta, o Procon Tocantins por meio da gerência de Educação para o consumo iniciou a programação de atividades que serão realizadas em escolas, entidades e repartições públicas. Na  terça feira  (4/2), o primeiro encontro reuniu o grupo de idosos Feliz Idade, no Centro de Referência Social (Cras) do setor Aureny III, onde o tema em pauta foi Planejamento financeiro e familiar. A responsável pela a educação para o consumo, Liliane Borges, destacou que de acordo com pesquisa de 2019, da Fecomércio,mais de 60% das famílias palmenses estão endividadas. Para mudar essa realidade, que atinge quase todas as faixas etárias da sociedade, a técnica do Procon Tocantins frisou que é importante planejar os gastos, relacionando minuciosamente cada um, e que toda a família deve participar desse processo.  “Hoje a democratização do crédito tem levado muitas famílias a se endividarem criando uma situação de total desajuste financeiro e familiar. Diante dessa facilidade de acesso ao crédito, é necessário ter conhecimento da situação, definir propriedades e estabelecer as metas buscando equilíbrio”, alertou Liliane Borges. A aposentada Celina Pires Rocha, 69, avaliou que embora o salário seja pouco para  tantos gastos, disse que é importante ficar atento para não comprar o que não tem necessidade. “O controle é muito importante para que a gente consiga honrar nossos compromissos”, observou.

Dicas de economia

A técnica do Procon Tocantins, Djanira Gonçalves  durante a palestra orientou os presentes sobre  algumas atitudes que podem gerar economia para o bolso do consumidor. Na hora das compras, ficar atento aos juros embutidos nos parcelamentos e nos longos contratos e se valer da compra a vista, condição em que o consumidor pode buscar preços menores. A aposentada, Neusa Guimarães da Costa, 66, garante que já pratica algumas dessas dicas como: a pesquisa de mercado, não compra a prestação  nem usa cartão de crédito.  Com esses cuidados ela assegura que mantem o controle da sua vida financeira.  O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana,  ressaltou que é de fundamental importância que as famílias iniciem o ano tendo acesso a informações sobre finanças e em especial o planejamento delas. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta valiosa que pode levar as pessoas a mudarem de hábito, passarem a ter o controle de suas finanças e viverem com mais tranquilidade”, concluiu. 

Fonte: Secretaria da Cidadania e Justiça / Superintendência  de Proteção aos Direitos do Consumidor(Procon/TO)