Sábado, 27 de
Abril de 2024
Política

Missão

Caiado está Portugal para fórum jurídico sobre governança digital

Na ocasião, Caiado fará parte de mesa sobre responsabilidade social, ao lado do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Foto: Secom / Governo do Tocantins
post
Na ocasião, Caiado fará parte de mesa sobre responsabilidade social

26 junho, 2023

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) embarcou para Portugal neste fim de semana. O chefe do Executivo  participará do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, evento coordenado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O debate tratará sobre governança e constitucionalismo digital. Na ocasião, Caiado fará parte de mesa sobre responsabilidade social, na segunda-feira (26/6), ao lado do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e também do ministro André Mendonça. Com a viagem, o vice-governador Daniel Vilela (MDB)  assumiu o governo pela segunda vez.  O 11º Fórum Jurídico de Lisboa ocorrerá de segunda -feira (26/6) a quarta-feira (28/6), na capital portuguesa. O evento reunirá acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada do Brasil e da Europa para debates sobre governança e constitucionalismo digital. A proposta desta edição é traçar um panorama sobre a relação entre os principais aspectos associados à gestão pública e democracia, bem como princípios, plataformas, metodologias, processos e tecnologias digitais. Com temáticas transversais, a ideia é buscar maior compreensão sobre a avaliação dos impactos socioeconômicos gerados pelo avanço tecnológico, conjuntamente com as mudanças sociais. A abertura contará com a participação do presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva; do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira; do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes; da diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa‍, Paula Vaz Freire; do coordenador científico do Centro de Investigação de Direito Público e consultor sênior do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, Carlos Blanco de Morais; do presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal; e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti. A programação do Fórum também inclui a participação dos ministros brasileiros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), José Múcio Monteiro (Defesa), Daniela Carneiro (Turismo), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Jader Barbalho Filho (Cidades). Além de Gilmar Mendes, participam o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o indicado para a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandovski, o advogado Cristiano Zanin. O encerramento do evento contará com a participação do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do presidente do Senado e do Congresso Nacional do Brasil,Rodrigo Pacheco.

Emissão de carbono 
A décima primeira edição do Fórum Jurídico de Lisboa também conta uma novidade: terá suas emissões de carbono neutralizadas com créditos de carbono provenientes de projetos de conservação florestal da Amazônia. Fruto da parceria com a Future Carbon Group, a neutralização transformará o evento em uma iniciativa carbono neutro, reiterando o compromisso com a agenda ESG.

Sobre o Fórum
O Fórum é um evento gratuito, que ocorre anualmente com o intuito de debater grandes questões do Direito no Estado contemporâneo, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP), do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe). O encontro acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. A programação completa dos três dias da conferência está disponível no site oficial.