Domingo, 28 de
Abril de 2024
Mundo

Luto

Morre Gil de Ferran, campeão das 500 Milhas de Indianápolis

O brasileiro de 56 anos, conhecido por sua habilidade no automobilismo, sofreu uma fatal parada cardíaca enquanto dirigia nas estradas da Flórida, Estados Unidos Unidos

Foto: Divulgação
post
O brasileiro de 56 anos, conhecido por sua habilidade no automobilismo, sofreu uma fatal parada cardíaca enquanto dirigia nas estradas da Flórida (EUA)

30 dezembro, 2023

Infelizmente, na tarde desta sexta-feira, aos 56 anos, ele nos deixou após sofrer uma parada cardíaca enquanto dirigia em um circuito na Flórida, nos EUA. O brasileiro de 56 anos, conhecido por sua habilidade no automobilismo, sofreu uma fatal parada cardíaca enquanto dirigia nas estradas da Flórida, Estados Unidos.  Apesar de ter iniciado sua carreira no automobilismo nas pistas de kart, Gil seguiu os passos do pai e começou a se destacar na Fórmula 3000, na Europa. De lá, ele migrou para a CART (atual IndyCar Series) nos EUA, onde foi eleito o novato do ano em sua primeira temporada e conquistou dois títulos nos anos seguintes. Uma de suas maiores vitórias veio em 2003, quando Gil venceu as 500 Milhas de Indianápolis e se tornou um dos poucos pilotos brasileiros a ter seu nome gravado no lendário troféu Borg-Warner. Além disso, ele também se destacou na Fórmula 1, atuando como diretor esportivo de equipes como a BAR e a Honda. Após se aposentar como piloto, Gil não se afastou completamente do esporte e chegou a fundar sua própria equipe, a De Ferran Motorsports. Ele também atuou como consultor da McLaren na Fórmula 1 e esteve envolvido com o retorno da equipe à IndyCar. A Confederação Brasileira de Automobilismo emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Gil de Ferran e ressaltou sua importância para o automobilismo nacional e internacional. "Em meu nome e de toda a família CBA, rogamos a Deus para que receba nosso irmão com todas as glórias e ampare sua família, amigos e milhões de fãs em todo o mundo", declarou Giovanni Guerra, presidente da entidade. Gil deixa um grande legado para o automobilismo brasileiro e sua paixão e talento nas pistas serão sempre lembrados e homenageados. Seus títulos, vitórias e conquistas continuarão a inspirar futuras gerações de pilotos pelo mundo.