Sábado, 27 de
Abril de 2024
Mundo

Fiança

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e deixará cadeia

Condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro, Alves teve o pedido de liberdade provisória aceito na semana passada pelo Ministério Público espanhol em troca da fiança milionária

Lucas Figueiredo/CBF
post
O tempo detido à espera do julgamento conta como parte da pena, e, sem a fiança, Daniel Alves (foto) provavelmente deixaria a cadeia em 2025, após ter cumprido metade da sentença.

25 março, 2024

O ex-jogador Daniel Alves pagou a fiança de 1 milhão de euros e deve deixar a cadeia na Espanha nas próximas horas, informa o jornal El País. Condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro, Alves teve o seu pedido de liberdade provisória aceito na semana passada pelo Ministério Público espanhol em troca da fiança milionária. A decisão recebeu o repúdio imediato da advogada da vítima do ex-jogador, Ester García, que se disse “muito surpreendida” e “muito indignada”. Ela anunciou que vai recorrer de uma decisão “que não está de acordo com o lei”, vendo-a como “justiça para os ricos”. O brasileiro passou 14 meses preso, boa parte deles enquanto aguardava julgamento por ter mantido relações sexuais forçadas com uma mulher no banheiro de uma boate de Barcelona. O tempo detido à espera do julgamento conta como parte da pena, e, sem a fiança, ele provavelmente deixaria a cadeia em 2025, após ter cumprido metade da sentença.

Fiança
“Os magistrados do Tribunal de Barcelona emitiram na quarta-feira um despacho em que, pela primeira vez, aceitaram o pedido, tantas vezes solicitado pela defesa, para que Alves fosse libertado. Fizeram-no com a condição de que o jogador, para evitar a tentação de fugir, pagasse uma fiança de um milhão de euros, uma das mais elevadas impostas em Espanha, segundo fontes judiciais consultadas”, destacou El País. O ex-jogador levou alguns dias para reunir a soma imposta. O pai do jogador Neymar, que tinha auxiliado o ex-lateral-direito da seleção brasileira com dinheiro ao longo do processo judicial, chegou a se manifestar publicamente sobre o assunto. “Neste segundo momento, em uma situação diferente da anterior, em que a justiça espanhola já decidiu pela condenação, estão especulando e tentando associar o meu nome e o do meu filho a um assunto que hoje não nos compete mais”, escreveu Neymar Pai, como é conhecido. Ele também desejou que Alves possa encontrar todas as respostas que ele procura ao lado da família e afirmou que, para eles, o assunto terminou.