Sábado, 27 de
Abril de 2024
Mundo

Acordos

Em missão oficial na China, Caiado visita mineradora com investimentos no estado

Objetivo da ida ao país asiático é ampliar parcerias comerciais e trazer mais investimentos para o desenvolvimento de Goiás

Fotos: Júnio Guimarães
post
Governador Ronaldo Caiado visita empresa na China durante agenda da comitiva goiana no país asiático

05 novembro, 2023

Em missão oficial à China, o governador Ronaldo Caiado, acompanhado de auxiliares do Governo de Goiás, visitou neste domingo (05/11) as instalações da CMOC, indústria da mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato localizada na província de Henan. A mineradora já atua nas cidades goianas de Catalão e Ouvidor, ambas na região Sudeste. "Queremos mais empregos, renda, oportunidades qualificadas para os goianos, que estão cada vez mais técnicos e competitivos", resume o governador. A visita da comitiva do Governo à sede da empresa asiática é para selar as negociações de ampliação das operações no estado. Em outubro, empresários da multinacional vieram a Goiás e acertaram novos investimentos de R$ 3 bilhões da mineradora. "Significa desenvolvimento econômico para toda região onde a empresa investe", explica Caiado. A comitiva oficial vai firmar acordos entre Goiás, governos das províncias chinesas e empresas, com cooperação internacional e investimentos em programas estratégicos do governo e da comunidade empresarial. O grupo do Governo de Goiás está agora baseado em Xangai, maior cidade do país e núcleo financeiro global. Para a visita à CMOC, se deslocou para a província de Henan. Na viagem, será oficializado o processo de instalação de pelo menos duas grandes empresas em Goiás, além de parcerias com os chineses nas áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura. Com agenda intensa em quatro cidades da China, incluindo visitas a multinacionais, universidade e reuniões com lideranças políticas e econômicas do país, a missão internacional marca um momento histórico de investimentos, modernização e inovação tecnológica no estado. 

Acordos

No sábado (04/11), a comitiva visitou o Centro de Exposições de Planejamento Urbano de Xangai. Na próxima terça-feira (07/11) a viagem será de Xangai para a província de Shenzhen, onde visitarão as instalações da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. Estão previstos acordos para pesquisa e desenvolvimento da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e certificação profissional.  Participam da missão oficial à China os secretários Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho e a diretora geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. Ainda, acompanham a comitiva o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto; os prefeitos Roberto Naves (Anápolis), Dione Araújo (Itumbiara), Paulo do Vale (Rio Verde), Vanuza Valadares (Porangatu) e os deputados estaduais Vivian Naves, Jamil Calife, Lucas do Vale e o secretário de Ciência e Tecnologia de Rio Verde, Demimárcio Borges de Oliveira. Autoridades, representantes de diversos segmentos da economia goiana, também integram a missão goiana na China.