Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Política

Mais vacinas

Goiânia recebe 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca para trabalhadores da saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia começa a partir desta terça-feira (26/1) a aplicação da remessa da vacina que, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde

Foto: Divulgação
post
Goiânia recebe 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca

26 janeiro, 2021

Rafaela Anjos

Goiânia (GO) - De acordo com o calendário nacional de vacinação contra a Covid-19, a remessa se destina à vacinação de trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. As prioridades previstas nos anexos I e III do Informe Técnico do Ministério da Saúde seguem na seguinte ordem: Hospitais; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs);  Consultórios/ Laboratórios. “Recebemos um total de 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e vamos iniciar a aplicação nos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde que atendem pessoas com Covid-19, desde o porteiro, recepcionista, pessoal da limpeza até os médicos,” afirma o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.
 Dentro dos grupos prioritários estão os trabalhadores das 81 unidades da Atenção Primária de Goiânia. São aproximadamente 5 mil profissionais que atuam nas  59 Unidades de Saúde da Família (USF) e 22 Centros de Saúde da Família (CSF). Todos serão vacinados esta semana. A vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a empresa sueco-britânica AstraZeneca é armazenada entre +2 e +8°c e mesmo após aberta tem validade de 6 horas,  cada frasco da vacina contém o total de 10 doses. A segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas (3 meses).


Fontes:  Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia