Domingo, 28 de
Abril de 2024
Geral

Profissionalização

Tocantins: Primeira-dama Karynne Sotero visita núcleos de projeto social que fornecerão cursos profissionalizantes

Secretária visa retomar ações sociais e assim promover condições estruturais para a sociedade

Fotos: Loise Maria/Governo do Tocantins 
post
Primeira-dama Karynne Sotero, acompanhada do presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, da coordenadora do projeto social, Ruth Brunes, técnicos da Ageto e servidores do projeto

02 fevereiro, 2024

A primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou na quinta-feira, 1º de fevereiro, as instalações onde funcionavam o antigo Projeto Recriarte, localizadas no Jardim Aureny I, região sul de Palmas, e na 305 Norte, em Palmas. O objetivo das visitas foi conhecer e levantar as condições estruturais para realizar as melhorias e retomar as ações sociais junto com a comunidade.  O projeto de inclusão social é desenvolvido em Palmas, por meio da Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) de maneira permanente, e em municípios do interior, de maneira itinerante, com o propósito de incentivar as mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. Atualmente, o projeto conta com quatro núcleos localizados nos Jardins Aureny I, Aureny II, Taquari e na Arno 32.  A Primeira-Dama Karynne Sotero destacou o alcance social do programa e afirmou durante a visita que irá fazer o possível para reestruturar as unidades, fazendo com que os cursos de geração de renda voltem a ser ofertados para a população. “Os núcleos devem iniciar as atividades em breve, e com o apoio da pasta da Infraestrutura e outras secretarias nós vamos realizar as melhorias necessárias, mobiliar esses ambientes, equipar com maquinários, porque tem muita coisa defasada, inclusive com espaços para acomodar as crianças, retomar os cursos e melhorar cada vez mais o atendimento. Em um curto espaço de tempo a comunidade poderá estar aqui adquirindo uma profissão, aprendendo a costurar, fazer um curso de corte de cabelo, de panificação e melhorar a renda familiar”, ressaltou.  A coordenadora do projeto social, Ruth Brunes, explicou que os núcleos estão parados há muitos anos e a demanda da população por capacitação e geração de renda é muito grande. “Os cursos vêm ao encontro dessa demanda e as reformas são necessárias, estamos com carência de tudo. Os móveis estão sucateados e a estrutura dos imóveis não está em condições de receber a comunidade. A primeira-dama Karynne se sensibilizou e intercedeu para realizar essas reformas o mais rápido possível para que possamos voltar a atender a população”, frisou.  O presidente da Agência de Transportes e Obras (Ageto), que acompanhou as visitas, falou do estado dos imóveis e que o governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero querem reconstruir esses ambientes para retomar as atividades sociais em ambientes mais confortáveis à comunidade.  “Vamos criar um prédio próprio para essas atividades, que contam com cursos de panificação, cursos de massagem e outros. Vamos remodelar para que atenda com tranquilidade o cidadão que venha aqui para os cursos. Nossa equipe vai fazer um levantamento e a determinação do governador Wanderlei Barbosa e da Primeira-Dama é para concluirmos esse projeto”. 

Os cursos 

O projeto social oferece à população uma série de cursos, como panificação, cabeleireiro, manicure, bordado, pintura em cerâmica, arte em retalhos, patchwork, confecção em bonecas de pano, tapeçaria, tapetes em tela, costura básica, ponto pena, ponto russo, crochê diverso, bordado em sandálias, entre outros. Os cursos oferecidos são gratuitos e disponibilizados nos quatro núcleos de Palmas, principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social.