Quarta-feira, 08 de
Maio de 2024
Geral

Religião

Saiba a diferença entre os movimentos pentecostais e neopentecostais no Brasil

Pentecostalismo é um movimento de renovação do cristianismo que dá ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus por meio do batismo no Espírito Santo

AP Photo/Felipe Dana
post
Igrejas como a Assembléia de Deus e a Universal do Reino de Deus pertencem aos movimentos pentecostal e neopentecostal

27 novembro, 2019

No Brasil, a liberdade religiosa é prevista na Constituição e, apesar de estarmos em um Estado laico, onde o poder do governo e das igrejas devem atuar oficialmente de formas separadas, há muita influência religiosa em tudo o que é feito no país. Especialmente porque a população brasileira é majoritariamente religiosa, sendo 87% cristã (e destes, 64,4% seguem a Igreja Católica Apostólica Romana).

Pentecostal é um termo derivado da festa grega de Pentecostes

Pentecostes é uma celebração judaica que, em hebraico, significa "quinquagésimo". É considerada uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e é, por meio dela, que as pessoas celebram a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. A data é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa – por isso o nome. Já o Pentecostalismo é um movimento de renovação do cristianismo que dá ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus por meio do batismo no Espírito Santo. As igrejas pentecostais fazem alusão a este acontecimento como um símbolo para todos os que se converteram ao cristianismo no dia de Pentecostes, seriam os primeiros frutos da colheita de uma grande parte dos milhões de almas.

Assembléia de Deus e Deus é o Amor são pentecostais

O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama de diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, mas as igrejas desse movimento do pentecostalismo moderno começaram a surgir mais nos Estados Unidos no início do século XX. No Brasil, as igrejas do movimento começaram a aparecer mais ou menos em 1940. Algumas das representantes Pentecostais no Brasil incluem: a Igreja Assembléia de Deus, a Igreja Metodista Wesleyana, a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, a Congregação Cristã do Brasil, a Igreja Casa da Bênção e a Igreja de Deus no Brasil.

A Igreja Universal do Reino de Deus é Neopentecostal

Ele é derivado do Pentecostal, mas bastante distinto. O termo neopentecostalismo foi aplicado pela primeira vez na década de 1970, para as igrejas que adotaram muitas das doutrinas e práticas das igrejas pentecostais e do movimento carismático, mas não se tornaram alinhados com algum deles. O fenômeno surgiu no Estados Unidos na década de 1980. Os fiéis neopentecostais acreditam na palavra pós-bíblica dos dons do Espírito Santo, incluindo glossolalia (falar em línguas), cura e realização de profecias. Eles praticam a imposição de mãos buscando a atuação do Espírito Santo. As igrejas também pregam ensinamentos que também são comuns em igrejas neopentecostais, como a batalha espiritual (o confronto espiritual contra os demônios e outras forças malignas), a realização de maldições hereditárias e possessão maligna de corpos.

Figura do Pastor é inquestionável

É inclusive o foco que as igrejas neopentecostais empregam a esses ensinos e dons que as levam a ser fortemente criticadas pelos demais movimentos protestantes. Para muitas pessoas, os neopentecostais são considerados radicais e conservadores, porque eles seguem suas próprias práticas e possuem algumas regras que causam polêmicas entre os cristãos, como a que diz que a figura do pastor é inquestionável. Outras condutas que levam esse movimento a ser considerado mais conservador são que seus seguidores são declaradamente contra conquistas de sociedades mais abertas e modernas, como: abolição da pena de morte, autossuficiência da mulher e respeito ao direito de minorias (como liberdade de gênero). No Brasil, as igrejas que representam esse movimento são: a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Apostólica Fonte da Vida e a Comunidade Cristã Paz e Vida.