Quinta-feira, 18 de
Abril de 2024
Geral

Opinião

Ronaldo Caiado fez em 17 meses o que Marconi Perillo não fez em 20 anos

20 anos em 17 meses

Foto: Divulgação
post
Caiado alavancou o sistema de saúde do estado mais do que nos últimos 20 anos somados

13 julho, 2020

p/ Silvana Marta

Vocação é algo intrigante. Uns fazem psicologia - são pessoas que tem o dom de ouvir e abrir caminhos. Outros direito: advogados são falastrões, valentes e contestadores. Outros medicina: esses têm uma missão nobre, pois lutam com os doentes para lhes dar outra chance de viver - médicos vocacionados só pensam em salvar vidas. Essa é a saga do governador Ronaldo Caiado. E sua história não se resume ao ano de 2019, quando assumiu o governo do Estado de Goiás, para cá. Quem o conhece sabe o quanto dividiu sua vida entre duas missões: política e medicina. O médico  Ronaldo Caiado atende amigos e até  adversários  políticos. Veja:

Edmundo Galdino

Quem é da área da saúde ou acompanhou a trajetória do governador, já ouviu alguma história onde o médico Ronaldo Caiado interveio para salvar um amigo, um parente ou até mesmo um inimigo, como foi o lendário caso do deputado  federal do PT Edmundo Galdino, que ao acusá-lo de ter ‘sangue nas mãos’ em um discurso na tribuna da Câmara Federal, descobriu que o tal sangue era o seu, já que havia sido Caiado quem lhe operou, salvando-lhe a vida, quando, desenganado, veio para Goiânia em busca de tratamento. Como as divergências ideológicas estavam acirradas na época, decidiram omitir de Galdino o nome do médico que havia lhe operado quando ele esteve entre a vida e a morte. De lá para cá, Galdino se tornou um defensor incansável de Caiado no Congresso Nacional.

José Vitti

O governador eleito de Goiás Ronaldo Caiado (DEM)  foi empossado pelo seu adversário político e presidente da Assembléia Legislativa de Goiás deputado José Vitti.  No seu discurso de posse Ronaldo Caiado disse: "Aqui está me empossando um paciente que eu operei: o deputado José Vitti.  Nunca perguntei a nenhum  paciente  no meu consultório, qual é o seu partido político ou  qual o   seu plano de saúde." - finalizou.

Salvar Vidas

Desde o dia que editou seu primeiro decreto relativo à pandemia do coronavírus, o governador Ronaldo Caiado não se cansa de lutar pela vida dos goianos. Não foi algo medido - é algo natural - está entranhado em suas veias e em sua mente. Quem o conhece de perto sabe que ele sempre aconselha: ‘Esqueça os empecilhos. Vamos salvar a vida da nossa gente’. Ronaldo Caiado, médico, com pós-graduação na Universidade de Sorbone na França, prima pela ciência, e segue de mãos dadas com a Universidade Federal de Goiás, com quem tem se pautado para tomar suas decisões. Assim fazendo, ele valoriza os profissionais de saúde goianos e mostra  ao mundo que Goiás tem academia. Quando Caiado busca na Universidade Federal de Goiás subsídios para sustentar posições científicas de manejo da pandemia, o faz em casa, já que foi por ato legislativo de autoria de Emival Ramos Caiado, seu tio, que a universidade foi criada. Embora parte do empresariado esteja tentando atrapalhar o belíssimo trabalho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado passa para a história como o estadista que primeiro alardeou a necessidade de isolamento social no Brasil com o estado que primeiramente aderiu a este procedimento. Assim se consolidou como um dos melhores governadores do país.

20 anos em 17 meses

Ademais, nesses 17 meses de governo, Caiado alavancou o sistema de saúde do estado mais do que nos últimos 20 anos somados, tendo terminado hospitais no interior de Goiás que nunca ficavam prontos e serviam apenas como instrumentos de infindáveis aditivos contratuais para aportes financeiros - como foi o caso dos hospitais de Itumbiara, Porangatu e Luziânia. O Hcamp de Porangatu foi o primeiro a ter leitos de UTI no norte do estado. Em Trindade, no Utrin, uma nova ala foi aberta com seis leitos de UTI. 

Novos leitos

Até o momento o governador já abriu 5 hospitais com 521 novos leitos para pacientes de Covid19 na rede estadual de saúde, sendo 179 de UTI’s e 342 de enfermaria. Mais 3 hospitais serão abertos nos próximos dias com mais 164 leitos de UTI’s e 295 leitos de enfermaria: todos com estrutura completa para atendimento digno e de qualidade, além da contratação de pessoal, num total de 1.500 profissionais para trabalhar nesses hospitais, o que gera um impacto importante na folha de pagamento.  Estes hospitais estão sendo inaugurados com um alto padrão de engenharia e arquitetura, primando por revestimentos de alta qualidade, o que tem causado problemas para o governador, já que a rede pública hospitalar que ele está entregando é melhor que muitos hospitais da rede privada disponíveis, o que gera ciúmes entre o patronato. Com isso, Caiado muda o conceito de saúde em Goiás. Mas o governador Ronaldo Caiado é determinado. A meta é entregar 1.120 leitos até o final do ano, e nada vai demovê-lo de deixar esse legado ao povo goiano. Isso tudo é muito caro. Milhões de reais estão sendo investidos na melhoria do sistema de saúde público de Goiás. Ronaldo Caiado tem se revelado um ‘trator’ em relação ao trabalho que tem desenvolvido. Também deixaram legado seus ancestrais, e mais recentemente Leonino Caiado, que foi o único responsável por ter transformado o Estado de Goiás na primeira  e mais importante fronteira agrícola do país quando foi governador, com o Goiás Rural, tendo o estado perdido posições nas gestões posteriores. Leonino também construiu o Autódromo Internacional de Goiânia e o Estádio Serra Dourada, o que atesta que a família Caiado é trabalhadora.

Indústria 

E o governador tem se destacado em outras áreas além da saúde. Ao contrário dos fuxicos, a indústria do Estado foi a única que cresceu em maio/2020 (1,5%), comparado ao mesmo mês de 2019, além de ter crescido 3% no mês de maio/2020, comparado ao mês de abril/2020, segundo o IBGE. Outro dado importantíssimo é que o pagamento do funcionalismo público está em dia. A Covid19 já não é mais uma possibilidade remota ou uma doença que estava chegando da longínqua China: ela é real. Todos nós temos um parente ou um amigo querido infectado, lutando pela vida, ou que já se recuperou ou já se foi. Amanhã, terça-feira, começa a quarentena intermitente. Está claro que o governador está fazendo a parte dele. Façamos a nossa também.

Silvana Marta  de Paula Silva, Advogada e Jornalista 

Os artigos de opinião, não refletem necessariamente a opinião  do site, portanto  são de responsabilidade de seus autores

Texto intelectual protegido pela Lei dos Direitos Autorais  (9.610/98). Este conteúdo pode  ser republicado, desde que cite a fonte e autoria.