Terça-feira, 16 de
Abril de 2024
Geral

Mensagens

Projeto leva mensagens de ex-alunos a estudantes desmotivados com ensino a distância durante pandemia

Objetivo é mostrar as várias opções de futuro que os adolescentes podem ter se seguirem empenhados nos estudos

Foto: Reprodução/Instagram
post
Projeto mostra depoimento de ex-alunos para motivar estudantes durante pandemia

08 julho, 2020

Goiânia (GO) -  Um projeto desenvolvido pela equipe do Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva, em Goiânia, está levando mensagens de apoio de ex-alunos a estudantes que estão desmotivados com o ensino a distância durante o período de pandemia de coronavírus. O objetivo é mostrar que pessoas que passaram pela unidade têm histórias de sucesso na vida pessoal e profissional, dando ânimo para que os adolescentes continuem os estudos. A professora de matemática Luciane Lourenço da Silva conta que o número de alunos que tem participado das aulas e entregados as atividades tem sido “uma porcentagem mínima”. Ela dá aula para cerca de 250 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. “Os alunos foram se desmotivando. Muitos não fazem as atividades, alguns foram procurar empregos como entregadores, em supermercados, farmácias, para ajudar os pais, que ficaram sem trabalho. Então, o projeto é uma forma para motivar os atuais alunos”, contou. As aulas na rede estadual estão suspensas devido ao coronavírus desde o dia 18 de março. Desde então, todas atividades estão sendo desenvolvidas virtualmente e contam como aulas letivas. Luciane dá aulas no colégio há mais de 20 anos e conhece histórias de sucesso de alguns ex-estudantes. Ela, então, mandou mensagens em redes sociais pedindo para que eles gravassem mensagens de como estava a vida e a profissão deles, como foi o caminho após sair da escola estadual. A ideia teve uma boa adesão e se espalhou rapidamente.

“A ideia foi ousada, postar um vídeo por dia durante o mês inteiro de julho, durante as férias. Alguns estudantes já disseram que não imaginavam que ex-alunos de lá tinham aquelas conquistas, então está sendo bem motivador. E a gente espera que em agosto os alunos voltem mais motivados, participando mais das aulas, entregando as atividades”, disse Luciane.

Entre os depoimentos estão o de alunos que precisaram trabalhar desde cedo e conciliar com os estudos, mas conseguiram vagas em cursos como medicina, engenharia, abriram suas próprias empresas. Em comum, todos elogiaram o ensino recebido e a dedicação dos professores. A presidente da Organização Não Governamental Ensinando a Abraçar, Rejane Guimarães Machado, é uma das ex-alunas que colaborou para o projeto. “Fui aluna em 1995. Fiquei muito feliz porque é uma oportunidade para motivar os alunos para que eles não desistam. No vídeo eu contei minhas conquistas pessoas e profissionais, que continuei estudando”, contou. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou uma plataforma para que os alunos acessem várias aulas e atividades curriculares, além de transmitir aulas pela TV e rádio. O planejamento inicial é que as aulas retornem em agosto, dependendo de como estiver a evolução do coronavírus no estado.

Fontes: G1 GO / www.poptvnews.com.br