Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Geral

Mistério

Laboratório em Goiás deve analisar mais de 140 pacotes de sementes ‘misteriosas’ recebidas após compras pela internet

Segundo o Ministério da Agricultura, produtos foram enviados a moradores de 17 estados e do DF. Governo diz que origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia

Foto: Giovana Dourado/ TV Anhanguera
post
Sementes ‘misteriosas’ que clientes receberam pela internet são analisadas por laboratório de Goiás

04 outubro, 2020

Goiânia(GO) -  O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (LFDA) deve analisar 147 pacotes de sementes misteriosas que brasileiros receberam por correspondência junto com compras feitas pela internet. Segundo o do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia. De acordo com o ministério, moradores do Distrito Federal e de 17 estados afirmam ter recebido as sementes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.

Conheça a fraude que pode explicar as 'sementes misteriosas'

Até este domingo (4/10), ainda não haviam sido divulgados os resultados das análises, que começaram na última segunda-feira (28/9). De acordo com a pesquisadora do LFDA Roseli Chela Fenille, a maior parte dos pacotes ainda não chegou na capital goiana. "Ainda não temos resultados. São análises demoradas e com muitas etapas. Em Goiás, nós já contabilizamos 16 pacotinhos, mas ainda vamos receber de três pessoas que estão vindo do interior do estado. Ao todo nós já recebemos 56 amostras, vindas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. Ainda estamos o restante.", disse. Todo o material está sendo enviado ao laboratório goiano para diagnóstico fitossanitário e identificação das espécies. O laboratório da capital foi escolhido pelo ministério por ser uma das unidades federais consideradas de referência no trabalho de diagnóstico vegetal.

Alerta

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Ministério da Agricultura alertam para os riscos da manipulação desses materiais ainda não identificados, como a possibilidade da entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país. O chefe de defesa agropecuária do Mapa em Goiás, André Brandão Alves, pede que as pessoas não abram, plantem ou joguem fora essas sementes. “O recebimento de materiais como sementes sem a devida identificação e solicitação podem levar a riscos como disseminação de pragas e introdução de espécie exóticas. Isso pode dizimar culturas e causar sérios danos na agricultura e meio ambiente. Essas embalagens podem estar contaminadas por vírus ou bactérias. A própria semente também pode ter sido tratada por algum defensivo que possa ser prejudicial à saúde”, explica Alves. De acordo com o especialista, quem receber essas sementes deve levá-las para as unidades regionais da Agrodefesa ou diretamente à Superintendência Federal de Agricultura. O morador que receber o produto também pode entrar em contato por meio do e-mail gab-go@agricultura.gov.br ou pelo telefone (62) 3221-7200.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br