Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Geral

Recuperação

Iris Rezende está com exames normais e caminha sozinho dentro de hospital, diz assessoria

Ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás está internado há dois meses se recuperando de AVC e cirurgia

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Filha de Iris Rezende posta mensagem sobre a evolução do quadro de saúde do pai, Goiás

11 outubro, 2021

São Paulo (SP) - O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende, 87 anos, está com exames de rotina normais e caminha sozinho dentro do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, segundo a assessoria informou nesta segunda-feira (11). Ele se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) e uma cirurgia realizada há dois meses. Ainda não há previsão de alta hospitalar. O político segue com as sessões de fonoaudiologia e fisioterapia desde que chegou ao hospital na capital paulista, há um mês. Os exercícios são para fortalecer a fala e o corpo, segundo a assessoria, em razão de ele ter perdido massa muscular após a cirurgia. A filha Ana Paula Rezende posta mensagem nas redes sociais relatando o tratamento médico do pai. No domingo (10/10), ela informou que o ex-prefeito está feliz com a evolução do quadro. Após 35 dias internado, Iris Rezende tem ótimas saturação, pressão e frequência cardíaca, diz filha "Tivemos mais uma semana de estabilidade. Seguimos com as atividades de reabilitação, que é um processo lento, porém progressivo. Estamos felizes pelas conquistas até aqui. Deus tem demonstrado seu cuidado diariamente", disse Ana Paula Rezende.

Internação

O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanha avaliou que a operação foi bem-sucedida. Após o procedimento, ele foi intubado. No dia 10, ele passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas. No dia 16, Iris saiu da UTI e se recuperava em quarto. O boletim médico do último dia 19 indicava que ele tinha "boa evolução neurológica" até então. No dia 21, o político teve uma convulsão e arritmia cardíaca e precisou voltar para UTI e ser intubado. Ele foi extubado na segunda-feira seguinte e retornou para o quarto dois dias depois. Na manhã de 31 de agosto, o boletim médico informou que ele havia voltado para UTI do Instituto Neurológico. A justificativa foi de que a unidade especial tinha médicos durante 24h e aparelhos que ajudariam a monitorar a pressão arterial do político. No entanto, no final da tarde, ele foi transferido para São Paulo.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia. O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim. Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br