Domingo, 28 de
Abril de 2024
Geral

Decepção

Gravadora de Taylor Swift e Anitta retira músicas do TikTok

A gravadora Universal Music divulgou uma carta dizendo que as negociações para renovar o contrato com a plataforma não tiveram sucesso

Foto: Reprodução/X Taylor Swift
post
Pop Star Taylor Swift

31 janeiro, 2024

A gravadora Universal Music, responsável por representar grandes nomes da indústria musical como Taylor Swift e Anitta, anunciou, nesta terça-feira, 30, que irá remover as músicas de seus cantores da plataforma TikTok. Em uma carta aberta divulgada pela empresa, alega-se que as negociações para renovar o contrato com a plataforma não tiveram sucesso e expirarão nesta quarta-feira (31/1). A Universal Music afirma ter sido intimidada pelo TikTok, que se mostrou resistente em ceder e abrir mão de suas propostas.

Remuneração inadequada aos artistas
Um dos principais pontos de desacordo entre as partes diz respeito à remuneração adequada dos artistas pela reprodução de suas músicas. Segundo a gravadora, houve tentativas de convencer a rede social a aumentar os valores repassados aos músicos, porém, os representantes do TikTok teriam feito uma proposta abaixo do esperado. De acordo com a Universal Music, o TikTok representa apenas cerca de 1% de sua receita total, evidenciando o baixo valor pago pela plataforma aos artistas e compositores, mesmo diante de sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento da receita publicitária e da crescente dependência de conteúdo baseado em música.

Problemas com a Inteligência Artificial
A empresa também expressou preocupação com o uso nocivo da inteligência artificial e pediu que o TikTok adotasse medidas para proteger os artistas. No entanto, segundo a Universal Music, a resposta da plataforma foi inicialmente indiferente e depois intimidadora. A gravadora afirma ainda que o TikTok removeu seletivamente músicas de artistas em início de carreira, enquanto mantinha os nomes já consolidados no mercado. Segundo a Universal, essas táticas visam prejudicar artistas vulneráveis e forçá-los a aceitar um acordo desfavorável, que subestima a importância da música e prejudica tanto os artistas quanto seus fãs.

O que diz o TikTok
Em resposta, o TikTok emitiu uma nota afirmando que é triste e decepcionante ver a Universal Music Group colocar sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores.