Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Geral

Restrições

Goiânia proíbe carnaval e 'grandes shows'

Medida faz parte das novas restrições anunciadas pelo prefeito Rogério Cruz após aumento de casos da Covid-19. Decreto deve ser publicado terça-feira (18/1) e terá validade de 15 dias

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Restaurante de Goiânia Goiás

18 janeiro, 2022

A Prefeitura de Goiânia informou, na noite desta segunda-feira (17), que vai proibir a realização do carnaval, grandes shows, eventos e baladas. Haverá ainda restrições para outros setores, como restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e barbearias, igrejas, boates, academias, entre outros. O g1 solicitou mais detalhes à assessoria do prefeito sobre do que se tratava "grandes eventos" e foi informado que são "festas externas já programadas na cidade" , mas que ainda não há detalhes de quantidade de pessoas que serão permitidas. O decreto com as novas regras deve ser publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (18) e terá validade de 15 dias. A medida faz parte das novas restrições anunciadas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), após aumento de casos da Covid-19. O secretário de Saúde Durval Pedroso informou que a circulação de pessoas está levando ao índice de transmissibilidade da Covid. Ele lembrou ainda que o município vive um surto de gripe e problemas causados pela doença. Com isso, as unidades de saúde estão sendo comprometidas. “Esse impacto de doenças infecciosas impacta na saúde. Se ontem foi a questão de leitos, hoje é a falta de pessoas [profissionais da saúde] para trabalhar”, disse o secretário. O município voltou a ter a ocupação de leitos de UTI para o tratamento do coronavírus acima de 60% de ocupação. Nesta segunda-feira, a taxa era 83%. Goiânia já tem 239.509 casos e 7.034 mortes conhecidas pela doença desde o início da pandemia.

Confira como vai ficar:
Bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs, food trucks, casas de espetáculo, boates e congêneres:

Distância de 1,5 metro entre as mesas
Limitação de 50% da capacidade do local
Máximo de 500 pessoas
Não é permitido pessoas em pé
Vedado o uso de pista de dança
Consumo de alimentos e bebidas exclusivamente sentados à mesa
Shoppings centers, igrejas, academias, quadras e ginásios, salões de beleza e barbearias, Mercado Popular, Zoológico, Parque Mutirama, cinemas, teatros e circos:

50% da capacidade
Eventos sociais e corporativos:

Limitação de 50% da capacidade do local
Máximo de 500 pessoas
Não é permitido pessoas em pé
Eventos programados:

Eventos programados mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Proibido
:

Carnaval
Grandes shows e eventos
Balada