Quarta-feira, 24 de
Abril de 2024
Geral

Fraudes

Como saber se estão usando seu CPF sem sua autorização

Banco Central disponibiliza consulta de onde seu CPF é utilizado através do Registrato

Fotos: Divulgação
post
É importante sempre buscar proteger seus dados pessoais

24 novembro, 2021

A cada dia que passa os golpes financeiros vem aumentando e chamando atenção dos cidadãos brasileiros na mídia. Com a situação econômica como está, contrair dívidas pode ser mais devastador do que antes. Seja através de um golpe que enganou, ou através de um vazamento de dados, muitos brasileiros temem que suas informações pessoais possam estar sendo usadas sem saberem. Para poder se prevenir de fraudes antes que aconteçam, é possível acessar o Registrato e descobrir se estão utilizando seu CPF de maneira fraudulenta. A ferramenta do Banco Central permite ao usuário monitorar onde seus dados estão sendo usados, como em contas de banco, pedidos de empréstimos, investimentos, ou algum outro serviço financeiro. Além disso, a verificação nas plataformas do SPC e Serasa também realiza a consulta de dívidas ligada ao CPF. Então se há alguma dívida sendo contraída, é possível observar por lá também.

O que fazer em caso de uso indevido

Caso descubra alguma irregularidade, é necessário procurar a instituição financeira imediatamente (banco, loja, corretora, companhia de telefone) e avisá-la que se trata de uma fraude. Se possível é bom fornecer provas de que não foi você quem contratou o serviço. Após isso, a companhia abrirá um processo para verificar a situação e deverá cancelar a dívida sem causar danos ao consumidor. Caso isso não ocorra, deverá ser registrada uma reclamação junto ao Procon ou ainda entrar na justiça contra a empresa.

Segurança do seu CPF

É importante manter sempre seu número de CPF seguro. Especialistas recomendam não passar o número pelo telefone e, em dados cadastrais, a menos que seja obrigatório, preferir sempre não fornecê-lo. Em caso de roubo é sempre bom realizar um Boletim de Ocorrência, que serve como prova de uso de indevido do documento