Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Geral

Acidente aéreo

Avião que saiu da pista do aeroporto de Goiânia levava paciente para os Estados Unidos, diz empresa

Empresa diz que ninguém se feriu e pista ficou interditada por 40 minutos. Vídeo feito logo após acidente mostra poeira levantada e bombeiros resfriando aeronave com água e espuma

Foto: Mauricio Ferraz/TV Globo
post
Avião que saiu da pista do aeroporto de Goiânia levava paciente para os Estados Unidos

28 setembro, 2021

Goiânia (GO) -  Um avião, que saiu da pista enquanto decolava do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, no início da tarde desta terça-feira (28/9), levava um paciente para Miami, nos Estados Unidos, conforme informou a empresa responsável pela aeronave Brasil Vida Táxi Aéreo. Avião sai da pista durante decolagem no aeroporto de Goiânia, diz Infraero; vídeo
Um vídeo mostra uma nuvem de poeira momentos após o acidente e quando o avião é resfriado com água e espuma por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Um funcionário de uma empresa de transportes, o carregador Freud Nunes Santos viu tudo de longe e disse que o acidente chamou a sua atenção. "Parecia que ele estava pousando na pista, mas passou do limite. Ele desceu e levantou a terra toda. Logo o pessoal da emergência chegou e jogou aquele jato de espuma", contou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, estavam na aeronave o piloto, copiloto, um médico, enfermeiro e o paciente. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se machucou. Em nota, a empresa responsável pela aeronave informou que o paciente, que era transportado, foi encaminhado para Hospital Albert Einstein de Goiânia. A unidade informou à reportagem que o paciente chegou estável, consciente, orientado e que está passando por uma série de exames. A identidade dele não foi revelada. A empresa informou ainda que a pista do aeroporto ficou fechada por cerca de 40 minutos. "Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais".

Acidente

Por meio de nota, a Infraero informou que "uma aeronave modelo Westwind III, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem". Os bombeiros informaram que, após o pouso, houve vazamento de combustível do avião, o que causou um pequeno incêndio na vegetação próxima à pista, combatido pelas equipes. Ao todo foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Além disso, onze bombeiros militares da Companhia de Segurança Aeroportuária atuaram na ocorrência.

Investigação

O Cenipa informou que os investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. Disse ainda que, nesta ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. O centro informou que não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. A empresa de táxi aéreo disse que , "possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)" e que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br