Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Eventos

Inovação

Sebrae reúne startups para promover o empreendedorismo na Amazônia Legal

Iniciativas visam o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável por meio da inovação

Foto: (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins
post
A agenda do Inova Amazônia segue nesta quarta-feira (11/5)

11 maio, 2022

Dentro da programação da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) teve início na terça-feira (10/5), a agenda do programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia. Durante toda a manhã representantes de 30 negócios inovadores selecionados pelo programa estiveram no auditório do Sebrae, participando de painéis e mentorias coletivas. Na ocasião, a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, reforçou que o Sebrae espera estimular novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade. “Ficamos muito felizes em ver dezenas de negócios inovadores sendo orientados e preparados para se tornarem grandes. São 2 milhões e 160 mil reais captados para que vocês vivam tudo isso e este é só o começo, pois continuaremos fazendo de tudo para  desenvolver os pequenos negócios no Tocantins. Busquem o Sebrae e confiem nele porque ele existe para vocês”, enfatizou.  Participando da agenda no Tocantins, Thiago Gato, analista de inovação do Sebrae Nacional e um dos coordenadores do Inova Amazônia, lembrou que todos os projetos têm foco em preservar ou utilizar de forma sustentável os recursos naturais. “Mostrar esses negócios na Agrotins é importante para que a população saiba que aqui existem negócios inovadores que pensam na bioeconomia. Esses negócios têm recebido aporte de capacitação e pela primeira vez na história do Sebrae vamos disponibilizar uma bolsa sócio-empreendedor, que vai durar todo o ciclo de aceleração”, explicou. Leonardo Mizzomo, sócio da empresa que realiza o processo de aceleração, lembrou do investimento que o Sebrae tem feito na área de inovação.  “Durante seis meses vamos ajudar essas empresas no planejamento de negócios, financeiro, validação de mercado, estruturação de tecnologias. O Sebrae tem investido muito forte em inovação na região e estamos muito felizes em sermos parceiros nesta iniciativa”, destacou. 

Projetos inovadores

No Tocantins, 30 projetos foram selecionados para participar do Inova Amazônia. Na primeira fase, foram dois meses de pré-aceleração on-line. Já na segunda fase serão seis meses de aceleração, preferencialmente presencial, além de uma bolsa de apoio durante o mesmo período.  Contemplado no projeto, Alex Alves, que tem utilizado plástico na fabricação de concreto sustentável, reforça que o apoio do Sebrae foi imprescindível para o desenvolvimento dos negócios. “Por meio desse apoio, conseguimos comprar um equipamento mais industrial que tem nos ajudado a fazer o processamento do material e atender com mais rapidez. O Sebrae também nos ajudou bastante com o network e hoje nosso campo de trabalho é nacional”, afirmou.   Robson Olivoto também está trabalhando em um negócio inovador. Ele está desenvolvendo uma solução para facilitar a vida do diabético por meio de uma cápsula que visa substituir a insulina. “Trata-se de molécula extraída de uma planta com custo baixíssimo. Nossa expectativa é que além de controlar a taxa glicêmica dos diabéticos também possa reverter os efeitos no coração, diminuindo a progressão para um estágio patológico cardíaco”.Olivoto também fez questão de destacar a importância do Inova Amazônia para realizar o trabalho. “O apoio possibilitou um avanço de pelo menos cinco anos na pesquisa. Não só em relação as mentorias e consultorias, formação e estruturação de empresa, mas também com o investimento financeiro. Com isso, possivelmente, já no final deste ano teremos um produto na forma de fitoterápico dando o primeiro passo para patentearmos e depois fazer a transferência de tecnologia para que os grandes laboratórios façam a produção”, comemorou. 

Programação

A agenda do Inova Amazônia segue nesta quarta-feira (11/5). Pela manhã, as startups se reúnem no auditório do Sebrae e à tarde estarão na Agrotins.