Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Eventos

Seminário

Sebrae realiza seminário para empresários do trade turístico em Porto Nacional

Evento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo

Foto: Divulgação
post
I Seminário Porto Nacional na Rota das Cidades Turísticas de Sucesso começa às 17h com uma visitação à Rua das Flores, ao Memorial Padre Luso e à Rua caba Saco, no Centro Histórico de Porto Nacional

14 outubro, 2021

Porto Nacional (TO) - Nesta quinta-feira (14/10), acontece o I Seminário Porto Nacional na Rota das Cidades Turísticas de Sucesso, uma série de oficinas, cursos e seminários para micro e pequenos empresários que atuam na área do Turismo do município. O evento, direcionado aos empresários e empreendedores do trade turístico e aos servidores de Porto Nacional, é uma ação do Sebrae Tocantins e da Prefeitura de Porto Nacional. Durante o seminário será assinado o Acordo de Resultados entre o Sebrae, Prefeitura e empresários. A analista do Sebrae em Porto Nacional, Millena Rodrigues, informou que a iniciativa faz parte do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto. "Estamos trabalhando, desde o mês de setembro, toda a cadeia do trade turístico da cidade. Para isso, o Sebrae é um grande incentivador do turismo desde o levantamento do potencial ao fornecimento de capacitações e consultorias técnicas para o desenvolvimento de projetos", destacou. Camilla Giatti, gerente do Sebrae em Porto Nacional, ressalta que a iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora e que o Seminário é uma oportunidade de valorizar e promover ainda mais o turismo local. “Estamos sempre mapeando estratégias eficientes para manter nossa região entre as mais procuradas como destino turístico do Tocantins e para potencializar as ações. Este evento é riquíssimo, porque promove o desenvolvimento local e os pequenos negócios que vivem do turismo", destacou. O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, afirmou que a cidade, além de ser um berço da cultura tocantinense, é também rica em atrativos turísticos que devem ser explorados e investidos. "O 1º Seminário do Turismo da história de Porto Nacional traz exatamente isso, valoriza o que temos de melhor e capacita todos os envolvidos na estruturação do turismo do município, especialmente, os empresários que fazem parte do trade. Acreditamos que o turismo tem tudo para crescer nos próximos anos, trazendo geração de emprego e renda e resultados significativos para a economia local”, enfatizou.

Programação

De acordo com a programação, o I Seminário Porto Nacional na Rota das Cidades Turísticas de Sucesso começa às 17h com uma visitação à Rua das Flores, ao Memorial Padre Luso e à Rua caba Saco, no Centro Histórico de Porto Nacional. Esse momento terá uma apresentação da Banda Mestre Adelino. Após as visitações, às 18h30, será feita a abertura oficial do seminário, na Orla Porto Nacional e em seguida, serão realizadas três palestras com especialistas. A primeira delas, agendada para às 19h, será com o Coordenador de Turismo no Sebrae Tocantins, Alex Veras. Ele irá abordar o tema “Atuação do Sebrae no Turismo”.  Em seguida, o consultor da entidade, Maycon Dimbarre, fará uma explanação com o tema “Como Transformar o seu Negócio em um Destino Turístico de Sucesso”, às 19h30. A terceira exposição vai acontecer às 20 horas, com o tema “Meu Negócio” e será feita pela empresária Tainã Castro, da Agência Seriema Ecoturismo. Em seguida, Milena Rodrigues fará a apresentação do Projeto Rua das Flores. O seminário será encerrado com um coffee break após a assinatura do Acordo de Resultados.

Projeto Rua das Flores

Trata-se de um processo iniciado com a sensibilização dos moradores para reestruturar a Rua das Flores, localizada no centro histórico da cidade. O trabalho foi desenvolvido por meio de parceria entre o Sebrae Tocantins e a prefeitura de Porto Nacional, com visitas aos moradores dos casarões que compõem a rua, levantando informações e oferecendo opções de melhoria na infraestrutura e criatividade para o local, um dos atrativos turísticos em potencial na cidade.

Fontes: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins / www.poptvnews.com.br