Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Eventos

Capacitação

Sebrae orienta sobre as novas funcionalidades do PIX

Serviços de saque e troco estarão disponíveis a partir do dia 29 de novembro

Foto: Divulgação
post
A capacitação foi mediada pelo analista do Sebrae, Cristiano Faquini

14 outubro, 2021

Em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae Tocantins realizou na tarde de quarta-feira (13/10) de forma online, uma palestra com a assessora sênior do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil (BC), Mayara Yano, sobre as novas funcionalidades dos serviços: PIX Saque e PIX Troco. A capacitação foi mediada pelo analista do Sebrae, Cristiano Faquini. Durante  a explanação, a assessora sênior explicou sobre as vantagens dessas novas modalidades de transações financeiras. “Cerca de 60,5 % da população adulta já utiliza o PIX, e como essas novas funcionalidades, diversas ações ficarão ainda mais fáceis.  O PIX Saque permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais e o PIX Troco estará  associado a uma compra ou à prestação de um serviço. Os estabelecimentos comerciais e demais agentes de saque terão liberdade de definir se querem ofertar apenas o PIX Saque, o PIX Troco ou ambos; os dias e períodos que pretendem disponibilizar o serviço; e informações sobre os valores”, destacou. Mayara Yan,  esclareceu que o uso dessa nova modalidade é facultativa ao comércio, e ressaltou,  quais locais poderão utilizá-la. “ Estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, terminais de autoatendimento, como caixas 24 horas.  É importante esclarecer que para o comércio que disponibilizar o serviço, as operações do PIX Saque e do PIX Troco terão o recebimento de uma tarifa que pode variar de R $0,25 a R $0,95 por transação, a depender da negociação com a sua instituição de relacionamento”, enfatizou. A  assessora sênior ressaltou,  ainda, que todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do PIX poderão utilizar os novos serviços. “Para as pessoas físicas, incluindo os saques tradicionais serão oito operações gratuitas por mês  e o limite máximo das transações do PIX Saque e do PIX Troco será de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20 horas às 6 horas)”, finalizou.

Como vai funcionar

No PIX Saque, o cliente vai ao estabelecimento comercial e demais agentes de saques que ofertam o PIX Saque e faz um PIX a partir da leitura de um QR Code, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço. Após a autenticação do pagamento, ocliente recebe o valor da transferência em dinheiro. O PIX troco funcionará de forma semelhante. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque). (Com informações do Banco Central do Brasil)

Palestras

Até o final desta semana,  o Sebrae estará oferecendo uma série de palestras. Confira:  Nesta quinta-feira, dia  14, às 16 horas, Diego Almeida do Sebrae Nacional ministrará a capacitação: LGPD: a sua empresa está preparada?. Inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3iFSHNi. Na sexta-feira (15/10), também às 16 horas, a analista do Sebrae Eligeneth Resplandes, conduzirá a palestra com o tema: MEI, o que você precisa saber para começar bem. Interessados podem se inscrever em: https://bit.ly/3lp0vEK

Fontes: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins / www.poptvnews.com.br