Segunda-feira, 29 de
Abril de 2024
Estado

Eleições

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito em Goiânia

Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto

Foto: Reprodução/Corecon
post
Empresário Sandro Mabel

11 abril, 2024

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão acontecendo. Goiânia, por exemplo, já tem cinco pré-candidatos a prefeito bem definidos. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):

Adriana Accorsi (PT)
Situação: A deputada federal por Goiás foi convidada pelo presidente Lula e pela presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, para ser a pré-candidata do partido à prefeitura de Goiânia. Advogada de formação, Adriana já foi delegada e, atualmente, é vice-líder do bloco do governo na Câmara e uma das principais articuladoras do estado de Goiás com o governo federal. Lançamento: já foi oficializada como pré-candidata pelo partido durante evento realizado em 27 de outubro de 2023

Gustavo Gayer (PL)
Situação: O deputado federal por Goiás anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia pelo Partido Liberal durante um evento que celebrava a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro à capital. Gayer recebeu “a bênção” de Bolsonaro para a missão. Lançamento: já foi oficializada durante evento realizado em 4 de abril.

Leonardo Rizzo (Novo)
Situação: O empresário anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia pelo Novo com uma publicação nas redes sociais junto com o partido. Político, economista e empresário, Rizzo lidera uma imobiliária há 46 anos e é ex-presidente do Vila Nova Futebol Clube. Lançamento: já foi oficializada em publicação conjunta com o Novo em 16 de março.

Matheus Ribeiro (PSDB)
Situação: O jornalista anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia pelo Partido Social da Democracia Brasileira durante um evento em 2 de março, com a participação de Marconi Perillo, ex-governador e atual presidente nacional do PSDB. Suplente de deputado federal, o nome dele foi escolhido pelo partido sob a bandeira de renovação política. Lançamento: já foi oficializada durante um evento e, em 24 de março, o partido publicou nas redes sociais uma nota reforçando o nome de Matheus Ribeiro.

Sandro Mabel (União Brasil)
Situação: O empresário foi convidado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado, para ser o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo União Brasil. Ex-deputado federal e estadual, atualmente é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Lançamento: já foi oficializada durante uma live com Caiado, em 30 de março.

Vanderlan Cardoso (PSD)
Situação: O senador por Goiás anunciou a pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia no dia 28 de março. A decisão foi divulgada em vídeo nas redes sociais, em que o parlamentar aparece ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Vanderlan é empresário no ramo de alimentos e político. Lançamento: já foi oficializada com post feito nas redes sociais