Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Estado

Indústria

Governo do Estado participa do lançamento da pedra fundamental do complexo de indústrias em Porto Nacional

O complexo industrial será construído pela empresa Primavera Alimentos em parceria com grupo sul-coreano que pretendem investir, na primeira etapa do empreendimento, US$ 300 milhões de dólares, com a

Foto:Rodrigo Alves
post
Secretário Ridoval Darci é agraciado com placa de homenagem entregue por executivo sul-coreano

23 agosto, 2019

Fábia Lázaro/Governo do Estado

Porto Nacional (TO) - O vice-governador, Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Ridoval Darci Chiareloto, participaram  dia  23, em Porto Nacional, do lançamento da pedra fundamental para instalação do complexo industrial que contará com três indústrias, sendo de placas fotovoltaicas, lâmpadas de LED e de pré-moldados para casas populares.  Além do prefeito Joaquim Maia do município, a solenidade contou com diversas outras autoridades políticas da região. O Complexo industrial será construído pela empresa Primavera Alimentos, de propriedade do empresário, Moacir Vieira de Almeida, em parceria com os investidores sul-coreanos, Young Hak lee (Oscar), presidente da Fine Field Trading Limited,  Kim Ki Joon da Worsd & T Partners e Cho. Moon-Hak da Global Bundletch. O grupo pretende investir, na primeira etapa do empreendimento, US$ 300 milhões de dólares e têm a expectativa de gerar 300 empregos diretos. Á área com 17 hectares onde será erguido o complexo foi doada pela prefeitura de Porto Nacional e está localizada dentro do distrito industrial da cidade. Segundo o prefeito, Joaquim Maia, o lançamento da pedra fundamental é o pontapé para alavancar a estruturação do distrito industrial, e, acima de tudo, para a geração de empregos para Porto Nacional. “Aqui estamos erguendo um grande polo de desenvolvimento para o Tocantins”, afirmou. A fábrica de placas fotovoltaicas deve receber maior aporte dos investimentos onde, além das placas, irá produzir também lâmpadas de LED que vão atender tanto o mercado interno quando o externo. Segundo presidente da World & T Partners, as obras devem ser iniciadas assim que os órgãos competentes liberarem toda a documentação. A expectativa do grupo é, em dois anos, colocar a primeira etapa em plena operação.  "A implantação deste complexo vai gerar grande riqueza para todo Estado, não só para Porto Nacional” comemorou.

Negociações

As negociações para implantação do complexo industrial iniciaram há cerca de três meses, e o Governo do Estado, por meio da secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, vem prestando toda orientação e apoio ao grupo para que o empreendimento se torne realidade, a pedido do governador Mauro Carlesse. Na ocasião, o secretário Ridoval Chiareloto reafirmou seu compromisso em trabalhar pela industrialização do Estado, lembrando que, desde que assumiu, em fevereiro deste ano, já aprovou 22 projetos de implantação de novas empresas no Tocantins. “Eu vim para cá para ser um elo de desenvolvimento para o Estado do Tocantins e estamos aqui prestando todo nosso apoio a este grupo”, disse.

Missão

Ao relembrar a primeira vez que foi procurado pelo grupo sul-coreano que, na ocasião, manifestou interesse em ir para Porto Nacional, o vice-governador disse que se sente feliz ao ver Porto Nacional contemplada com o empreendimento e destacou que a missão do governo é levar a industrialização para todo o Estado. “Nós trabalhamos por todo o Estado e agradecemos ao grupo coreano que escolheu o Tocantins para trazer seus investimentos”, afirmou. Ao final, o vice-governador Wanderlei Barbosa e o secretário Ridoval Chiareloto  receberam uma placa de homenagem  pelo empenho e apoio prestado ao grupo empresarial na viabilização do projeto.