Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Estado

Visão social

Goiás anuncia distribuição de absorventes a alunas da rede pública e mulheres em vulnerabilidade

Governo prevê início que o início da entrega seja a partir de novembro. Governador Ronaldo Caiado diz que iniciativa é uma forma de reduzir o desequilíbrio social

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Ronaldo Caiado em entrevista à TV Anhanguera

08 outubro, 2021

Goiânia (GO) - O governador Ronaldo Caiado anunciou que Goiás vai distribuir absorventes a alunas da rede pública e mulheres em situação de vulnerabilidade. Durante o discurso, o líder político disse que a iniciativa é uma forma de reduzir o desequilíbrio social na vida das jovens. "Essas pessoas estão fugindo da aula por não terem condições de ter um absorvente”, diz Caiado. O g1 questionou sobre como será feita a distribuição, mas o governo informou que os detalhes técnicos ainda estão sendo definidos. Segundo o governo, a distribuição está prevista para começar a partir de novembro deste ano e a verba virá do fundo Protege Goiás, da Secretaria de Economia. O governador disse que já determinou à secretária de Educação e ao secretário de Desenvolvimento Social o início do programa. O discurso, feito nesta sexta-feira (8/10), vem após o veto do presidente Jair Bolsonaro a distribuição gratuita dos itens para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema, com o argumento de que o texto do projeto não estabeleceu de onde sairia o recurso para compra do material. O fato anunciado por Caiado, reflete um levantamento da Organização das Noções Unidas, que aponta que uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Destas, 48% tentou esconder o real motivo para a falta.

O veto

A proposta de distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema, de origem na Câmara dos Deputados, foi avalizada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para a sanção do presidente. Bolsonaro sancionou o projeto, criando o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, mas vetou o artigo 1º, que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, e o artigo 3º, que estabelecia a lista de beneficiárias:

Estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino;
Mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema;
Mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; 
Mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa;

O presidente vetou, ainda, o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Bolsonaro argumentou, entre outros motivos, que o projeto aprovado pelo Congresso não previu fonte de custeio para essas medidas. O texto aprovado previa que o dinheiro viria dos recursos destinados pela União ao Sistema Único de Saúde (SUS) – e, no caso das presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br