Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Estado

Turismo

Conheça curiosidades sobre os atrativos que o ministro do Turismo veio conhecer no Jalapão

Visita do ministro pode resultar em mais investimentos para a região do Jalapão

Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
post
Cachoeira da Velha também é apelidada de “mini Foz do Iguaçu” por lembrar bastante as quedas do local

16 agosto, 2019

Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

Jalapão (TO) - Nesta sexta-feira, 16, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhado do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, está visitando e conhecendo os atrativos do Jalapão. Na programação, estão incluídas às visitas aos atrativos turísticos como a Cachoeira da Velha, Dunas, Cachoeira do Formiga e os fervedouros. De acordo com o governador Carlesse, a vinda do ministro Marcelo Álvaro poderá fazer com que a região receba mais investimentos do governo federal. Para embarcar nessa viagem, listamos algumas curiosidades sobre os pontos turísticos que serão visitados.

1 – Cachoeira da Velha

Segundo conta o pessoal da região, a cachoeira recebeu este nome devido a uma mulher que vivia nas proximidades da cachoeira e amava demais aquelas águas e, depois de morrer, seu espírito permanece no lugar. De águas cristalinas, olhando de cima e conforme o ângulo, o formato lembra o mapa do Brasil. Destaque para a árvore que cresce em meio à cachoeira, no paredão que separa as duas quedas. A cachoeira também é apelidada de “mini Foz do Iguaçu” por lembrar bastante as quedas do local.

2 – Cachoeira do Formiga

O nome é por causa do Rio Formiga (por isso é chamada de Cachoeira do Formiga e não da Formiga). É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcárea branca e fina. A vegetação é exuberante e lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas árvores com bichos pulando pra lá e pra cá. Aos visitantes, se possível, leve um snorkel (máscara de mergulho) para ver debaixo d’água com mais precisão.

3 – Dunas

Objetos encontrados ali indicam que o lugar já foi o fundo de um oceano. As Dunas surgiram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo, e são a segunda razão pela qual a região é chamada de deserto – a outra é a baixa densidade demográfica. Das dunas, se pode avistar a Serra do Espírito Santo, as veredas de capim dourado e os lagos que são como oásis no meio do deserto.  Assim como no mirante da serra, o nascer e o por do sol são espetáculos à parte.

4 – Fervedouro

Tudo que envolve o fervedouro encanta. São as matas ciliares que moldam o lago de águas cristalinas e borbulhantes e o impacto de boiar nas águas, uma experiência inesquecível. Ao todo existem 122 fervedouros catalogados por toda região do Jalapão, mas apenas alguns estão abertos a visita. Eles são nascentes de rios subterrâneos em pequenos lagos de águas cristalinas. A água ao brotar gera muita pressão e acaba aumentando a densidade da água. É por isso que nada afunda nessas águas.