Sábado, 15 de
Junho de 2024
Cultura

Tradição

Circuito das Cavalhadas 2024 começa  neste sábado (11/05) em Luziânia

Calendário oficial foi divulgado nesta sexta-feira (10/05) pelo governador Ronaldo Caiado; 15 cidades realizam os tradicionais festejos, com apoio de R$ 4,4 milhões em recursos do Estado

Fotos: André Saddi e Rômulo Carvalho
post
Governador Ronaldo Caiado durante anúncio do calendário do Circuito das Cavalhadas 2024: “É uma tradição da cultura goiana que estamos recuperando”

11 maio, 2024

O município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, será o primeiro a encenar as Cavalhadas em 2024. A representação da batalha entre mouros e cristãos será realizada neste sábado (11/05), conforme calendário oficial divulgado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária da Cultura (Secult), Yara Nunes, nesta sexta-feira (10/05), em coletiva de imprensa no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, onde está em andamento uma exposição sobre o tema. A maior edição do Circuito das Cavalhadas segue até outubro, com participação de 15 cidades — duas a mais que em 2023. Caiado confirmou investimento de R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos. “Toda a verba já foi repassada. Temos uma festa planejada, projetada e orçada. O dinheiro chega, os gastos são feitos e pagos. Encerra-se a festa e não tem dívida para trás. As pessoas que promoveram o evento, participaram e trabalharam, todas elas recebem”, explicou. De acordo com a secretária da Cultura, Yara Nunes, os recursos estaduais são utilizados para montagem de tendas e estruturas de arquibancada, divulgação, compra de fantasias e adornos, entre outros itens. “Em vários municípios, a maior festividade que acontece durante o ano é justamente as Cavalhadas. Durante esse período tem geração de emprego, seja direto ou indireto, e renda e o fluxo turístico aumenta muito. Demonstra que a cultura também é social e faz política pública, não somente um evento ou outro”, afirmou ela. As novidades no circuito deste ano são os municípios de Niquelândia, onde a festa ocorrerá em setembro, e Silvânia, com data ainda a definir. Para Caiado, a ampliação reflete o esforço do Governo de Goiás para manter a tradição viva. “É importante interiorizar a cultura. As Cavalhadas estavam restritas apenas a algumas cidades. A Cidade de Goiás não tinha Cavalhadas há mais de 70 anos; Luziânia, há 20 anos. É uma tradição da cultura goiana que estamos recuperando e colocando para apresentação ao povo”, disse Caiado.

Fotolivro

Outra ação para valorizar as Cavalhadas é o lançamento do fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades.

Saiba mais 

*Confira o calendário do Circuito das Cavalhadas 2024:*

- Luziânia – 11 de maio

- Santa Cruz de Goiás – 18 e 19 de maio

- Posse - 18 e 19 de maio

- Jaraguá – 18, 19 e 20 de maio

- Pirenópolis – 19, 20 e 21 de maio

- Palmeiras de Goiás – 31 de maio, 1 e 2 de junho

- Hidrolina – 15 e 16 de junho

- São Francisco de Goiás – 15 e 16 de junho

- Crixás – 29 e 30 de junho

- Silvânia – a definir

- Cedrolina (Santa Terezinha de Goiás) – 20 e 21 de junho

- Corumbá de Goiás – 5, 6 e 7 de setembro

- Pilar de Goiás – 7 e 8 de setembro

- Niquelândia – 28 de setembro

- Cidade de Goiás – 25 e 26 de outubro