Sábado, 27 de
Abril de 2024
Brasília

Maníaco

“Maníaco”: suspeito de hackear X de Janja divulga nazismo nas redes

João Vítor Corrêa Ferreira, de 25 anos, tem um perfil chamado “Maníaco” nas redes sociais e produz músicas de cunho nazista e misógino

Nahel Abdul Hadi/Unsplash
post
João Vítor Corrêa Ferreira, de 25 anos, é dono de um perfil chamado “Maníaco” no YouTube

13 dezembro, 2023

Um dos suspeitos de invadir a conta da primeita-dama, Rosângela Lula da Silva, no X (antigo Twitter) produz conteúdo nazista, misógino e racista na internet. João Vítor Corrêa Ferreira, de 25 anos, é dono de um perfil chamado “Maníaco” no YouTube, Deezer e Facebook, com foco em produção de música. A Polícia Federal (PF) cumpriu, na tarde de terça-feira (12/12), quatro mandados de busca e apreensão para apurar o caso. Um dos endereços é da residência de João, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Com cerca de 4,4 mil ouvintes mensais e quatro álbuns no Spotify, as músicas de João apresentam letras abertamente antissemitas, racistas e misóginas. João é “artista verificado” pela plataforma, que dá um grau de profissionalismo ao autor. Um dos seus álbuns se chama “O Sul é meu país”, lema de separatistas dos estados da Região Sul, e há uma canção chamada “Ariano”, defendendo a pureza da raça ariana, mesma tese utilizada por Adolf Hitler na Alemanha nazista.

Reprodução

Além disso, a conta tem outras músicas com apologia à violência de gênero. Em uma canção chamada “Mulher gosta de porrada”, do álbum “Incel pardo”, João afirma que mulheres gostam de apanhar e descreve uma cena em que um homem é morto por tentar apartar “um camarada quebrando sua mulher na porrada”. Em outra música, intitulada “Inflação do mercado bucetal”, o autor diz que “mulher se resume a dois meros buracos”.