Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Política

Planejamento

PPA participativo: Distrito de Luzimangues recebe segunda audiência pública sobre o Plano Plurianual 2022-2025

A audiência foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura, para que a população pudesse acompanhar pela internet

Fotos: Dornil Sobrinho
post
O vice-prefeito, Joaquim do Luzimangues, falou sobre a importância da participação popular nas audiências públicas

16 setembro, 2021

Por Nadya Mayara

Distrito de Luzimangues / Porto Nacional (TO) -  A Prefeitura de Porto Nacional realizou na quarta-feira (15/9)  a segunda audiência pública para apresentar e discutir o Plano Plurianual – PPA, por meio do qual são definidos o orçamento e as políticas públicas a serem realizadas no município nos próximos anos (2022/2025). O encontro aconteceu na Escola Jacinto Bispo Areantes, no distrito de Luzimangues e teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura, permitindo que a população pudesse acompanhar em tempo real do conforto de suas casas. A audiência foi aberta ao público, lembrando que o cidadão também pode participar de forma remota pelo site da prefeitura (https://www.portonacional.to.gov.br/), onde poderá preencher um formulário (http://ppa.porto-acional.to.gov.br/) e enviar suas sugestões. Além disso, é disponibilizado um QR-CODE na tela que dá acesso direto ao formulário online para que o cidadão aponte o que espera de melhorias e possa opinar na construção do PPA. Os eixos discutidos durante o segundo encontro foram: desenvolvimento social e humanização; desenvolvimento produtivo; gestão e governança participativa; desenvolvimento urbano e sustentabilidade. O presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fabrício Machado, representou os demais secretários e apresentou as ações realizadas até o momento, bem como os planejamentos futuros das pastas, para os próximos quatro anos.  Conforme avaliação do subprefeito de Luzimangues, Nick Lauder, com apenas nove meses da atual gestão, o distrito já vive uma realidade de muitas mudanças. Diversas frentes de serviços estão sendo desenvolvidas, obras sendo realizadas, projetos implantados, tudo em prol do desenvolvimento da região. De acordo com a administração do distrito, o local conta ainda com construção de bueiros na zona rural, recuperação de estradas vicinais, cascalhamento, patrolamento, recuperação de vias urbanas, iluminação pública, limpeza urbana e recentemente adquiriu quatro tratores para beneficiar os pequenos produtores da agricultura familiar e ajudar na limpeza urbana.  Outros serviços como a implantação da garagem distrital, implantação do complexo distrital de segurança pública, defesa civil e trânsito, implantação do anexo da secretaria de educação, implantação da UBS Sul, realocação da agência dos correios e realocação da delegacia civil fazem parte das conquistas dos moradores de Luzimangues.

Depoimentos

O prefeito Ronivon Maciel falou do quanto é positivo ouvir a população no momento de construir as políticas públicas do município. “Ouvir a comunidade é imprescindível, afinal de contas é ela a destinatária final dos recursos públicos. É em prol do bem estar da população que precisamos trabalhar e ouvir as sugestões de quem conhece as demandas reais aumenta as possibilidades de tomarmos as decisões mais assertivas para promover melhorias”, declarou. Para o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues estar junto com o prefeito Ronivon Maciel desenvolvendo uma gestão pautada pelo respeito e comprometimento em mudar para melhor a vida das pessoas, é gratificante. Joaquim do Luzimangues reforçou sobre a importância da participação de cada um, dando sugestões e tirando dúvidas. “Só assim fortaleceremos o município e o distrito de Luzimangues, numa construção colaborativa e participação popular”, afirmou. Já o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fabrício Machado, enfatizou que a participação popular em reuniões como as que estão sendo realizadas pelo município de Porto Nacional é muito importante pois, “é o momento para elencar as prioridades de cada região, bairro, comunidade, assentamento e direcionar os recursos necessários para atender as demandas para os próximos quatro anos, 2022/2025”, pontuou. Tiago Arruda é morador de Luzimangues e disse estar contente, pois “pela primeira vez pude participar de forma efetiva de uma discussão tão séria e importante como essa, poder opinar na construção de políticas públicas positivas para nós cidadãos é gratificante”, pontua. Para Tiago, o município tem um desafio muito grande, “sabemos que Luzimangues possui cerca de 24 mil habitantes, de modo que o prefeito tem o desafio de administrar praticamente duas cidades. Muito já foi feito em pouco tempo de governo, mas com a nossa participação, colaboração popular acredito que muito mais possa ser feito”, argumentou. A próxima audiência pública será no distrito de Pinheirópolis no dia 22/09 e posteriormente acontecerá a finalização desses encontros no dia 30/09, na câmara de vereadores em Porto Nacional.
 

Presenças

A audiência foi aberta ao público e contou com a participação dos vereadores, secretários municipais e auxiliares da administração da subprefeitura de Luzimangues.