Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Política

Vacinação

Goiânia ultrapassa 655 mil doses aplicadas contra Covid-19

Capital também inicia terceira etapa da campanha contra H1N1 com mais de 179 mil pessoas vacinada

Foto: Divulgação
post
Nesta quarta-feira (9/6), a Prefeitura ampliou a faixa etária da população em geral para 54 anos, além de retomar o atendimento na modalidade drive thru do Shopping Passeio das Águas

09 junho, 2021

Goiânia (GO) - O dia 9 de junho é um marco para a vacinação em Goiânia. Além de representar o Dia da Imunização, a data marca as 655.363 doses aplicadas contra a Covid-19, a ampliação da faixa etária para 54 anos, reabertura de um dos maiores postos de vacinação, além do início da terceira etapa da campanha contra a Influenza. Nesta, a capital tem mais de 182 mil pessoas vacinadas.  Em pouco mais de quatro meses de campanha de vacinação contra a Covid-19, Goiânia tem 27,8% de sua população atendida com a primeira dose, com 442.396 vacinados na etapa inicial. Ainda, 14% dos goianienses estão imunizados, uma vez que são 212.967 doses aplicadas. Além de superar a média nacional de vacinação, com 24,06% e 11%, respectivamente, a capital também se destaca no atendimento aos grupos prioritários. Goiânia foi a segunda capital brasileira a realizar vacinação in loco dos trabalhadores do transporte aéreo, mas a primeira a executar o inquérito vacinal. Ao todo, foram 1.455 profissionais vacinados, dos quais 1.087 participaram dos testes sorológicos. Também temos 18.719 trabalhadores da Educação atendidos pela primeira dose, contemplando profissionais que atuam em três modalidades da área. Do grupo de pessoas com comorbidades e deficiência, 90.928 doses foram aplicadas. Aqui, a capital promove a inclusão ao estabelecer suporte, por meio de videochamada, destinado a pessoas surdas que precisem de apoio na comunicação nos postos de vacinação. Segundo estabelecido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Goiânia passou a destinar 30% das doses aos grupos prioritários e 70% para população em geral.  Nesta quarta-feira (9/6), a Prefeitura ampliou a faixa etária da população em geral para 54 anos, além de retomar o atendimento na modalidade drive thru do Shopping Passeio das Águas. Lá, podem se vacinar pessoas da população em geral, sem necessidade de agendamento, das 08h às 15 horas. Informações atualizadas sobre a campanha podem ser visualizadas pelo site oficial da Prefeitura.
 
Campanha contra a Influenza

A terceira etapa da vacinação contra a Influenza começa nesta quarta, atendendo a dez grupos prioritários. Esta fase se estende até 9 de julho, atendendo em 53 postos de vacinação, sendo 52 unidades de saúde e a Área I da PUC, todos na modalidade pedestre. Desde o início da campanha, em 12 de abril, são 182.745 pessoas vacinadas, representando 33,7% de cobertura vacinal, superando a média nacional de 28,6%.