Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Geral

Persona non grata

Weintraub recebe título de persona non grata no DF

A iniciativa é do deputado distrital Chico Vigilante (PT), em resposta às críticas do ex-ministro durante reunião com o presidente Jair Bolsonaro

Foto:Photo by Andre Borges/NurPhoto via Getty Images
post
Abraham Weintraub é persona non grata no DF

13 agosto, 2020

Brasília (DF) -  O ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro Abraham Weintraub recebeu título de persona non grata no Distrito Federal. Por unanimidade, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a moção na quarta-feira (12/8). É a primeira vez na história do DF que uma pessoa recebe o título. A iniciativa é do deputado distrital Chico Vigilante (PT), em resposta às críticas do ex-ministro durante reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

“Olha, a capital do 3º milênio, marco arquitetônico, civilizatório e cultural do Brasil, idealizada por pessoas como Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer, dentre outros, não poderia em hipótese alguma tolerar uma pessoa como Weintraub como ministro nesta cidade. Ele desrespeitou todos nós quando falou mal de Brasília”, disse Vigilante.

Na reunião ministerial do dia 22 de abril, cuja gravação tornou-se pública por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Weintraub chamou Brasília de “porcaria” e “cancro de corrupção”.

Eu não quero ser escravo nesse país. E acabar com essa porcaria que é Brasília. Isso daqui é um cancro de corrupção, de privilégio. Eu tinha uma visão extremamente negativa de Brasília. Brasília é muito pior do que eu podia imaginar. As pessoas aqui perdem a percepção, a empatia, a relação com o povo. Se sentem inexpugnáveis”, disse o ex-ministro. Após diversas polêmicas, Weintraub deixou o Ministério da Educação e assumiu o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial.

Fontes: Yahoo Notícias / wwrw.poptvnews.com.br