Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Geral

Homenagem

Maguito Vilela recebe homenagens em missas de 7º dia em Jataí e Goiânia

Político lutava contra uma infecção de bactérias e fungos nos pulmões após se recuperar da Covid-19. Ele ficou mais de 80 dias em UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Foto: Montagem/G1
post
Maguito Vilela é homenageado em missas de 7º dia em Goiás

20 janeiro, 2021

Goiânia (GO) -  Duas missas de 7º dia fizeram homenagens ao ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Maguito Vilela na terça-feira (19/1). O político morreu em 13 de janeiro, aos 71 anos, enquanto tratava uma infecção nos pulmões causada por fungos e bactérias, complicações apresentadas depois de se curar do coronavírus. Maguito Vilela ficou mais de 80 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em São Paulo, lutando contra uma infecção nos pulmões. Ele foi enterrado no cemitério São Miguel, em Jataí, sua cidade natal e onde iniciou a carreira política. Uma missa começou às 19 horas na igreja São Judas Tadeu, em Jataí, no sudoeste do estado. Familiares e amigos próximos acompanharam a celebração conduzida pelo padre Valcir Donizete. Irmãs de Maguito não compareceram por integrarem o grupo de risco da Covid-19. Em Goiânia, outra missa começou às 20 horas na Catedral Metropolitana ministrada pelo arcebispo Dom Washington Cruz, que pregou mensagens bíblicas sobre a vida e a morte para confortar os presentes e realizou a santa ceia. Um coro também cantou canções de amor em homenagem ao político. Participaram da celebração Daniel Vilela, filho de Maguito e presidente estadual do MDB, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que tomou posse após a morte do político, o ex-prefeito da capital Iris Rezende, também do MDB e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

Internações e tratamento

Luiz Alberto Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro de 2020. Dois dias depois, ele foi internado em um hospital de Goiânia e no dia 27, o político recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para o Albert Einstein em São Paulo. Maguito foi entubado duas vezes durante o tratamento e precisou fazer uma traqueostomia, a abertura de uma cavidade na traqueia para respirar. Enquanto esteve internado, o político ficou ligado à máquina de ventilação mecânica, em uso de sedativos e em hemodiálise contínua. Ainda na UTI, Maguito tomou posse por meio de assinatura eletrônica. Segundo o médico Marcelo Rabahi, que acompanhou e tratou o político, nesse dia ele demonstrou boas chances de recuperação.

Carreira política

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil. Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012. Reveja a carreira dele na política e um pouco da história do político.