Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Geral

Drogas

Jovem de 21 anos morre após inalar lança-perfume

Uma estudante de 21 anos, identificada como Eduarda Ribeiro Ruiz, morreu após inalar lança-perfume em Guarujá, no litoral de São Paulo

Foto: Reprodução/Facebook
post
Estudante Eduarda Ribeiro Ruiz tinha apenas 21 anos

03 junho, 2021

Guarujá (SP) -  Uma estudante de 21 anos, identificada como Eduarda Ribeiro Ruiz, morreu após inalar lança-perfume em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a polícia, a jovem, que era moradora de Barra Bonita (SP), morreu na manhã do último domingo (30/5). De acordo com o G1, uma amiga da jovem disse que ela começou a sentir falta de ar após usar a droga, que é uma mistura de diversos produtos químicos que pode ser inalado pelo nariz ou boca.  Segundo a Polícia Civil, Eduarda fez uso da droga por volta das 6h50 do último domingo (30), quando estava na Avenida Santos Dumont, na praia. A estudante teria comprado o entorpecente de um desconhecido. De acordo com o relato da amiga, alguns instantes depois do uso do lança-perfume, ela começou a sentir falta de ar e foi solicitado apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estudante permaneceu sob observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu e morreu. De acordo como G1, o pai da vítima compareceu à delegacia informando que sua filha havia feito uso de lança-perfume e, após um mal súbito, foi socorrida ao pronto-socorro por uma amiga. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, foram solicitados exames periciais ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Sede de Guarujá, que segue investigando o caso. A causa da morte será determinada após emissão de laudo.

Amigos lamentam morte nas redes socias
Nas rededs sociais, amigos da jovem lamentaram o ocorrido e prestaram homenagens. Uma das amigas de Eduarda escreveu que queria que tudo fosse apenas um sonho ruim.  "Eu só queria acordar hoje e ter tido apenas um sonho ruim [...] Descanse nos braços do Pai Eduarda Ruiz", escreveu na mensagem. Outra amiga disse que ela e Eduarda, a quem chama carinhosamente de Duda, eram amigas desde a infância e agradece pelos anos de convivência com a jovem. "Duda não era minha família de sangue mas sempre foi minha família de coração, minha família sempre foi a dela também. Duda conseguia ser de todas as famílias, todas as pessoas a queriam por perto." Segundo o G1, o corpo de Eduarda foi enterrado na manhã desta segunda-feira (31/5) no Cemitério Municipal São João Batista. 

Lança-perfume é 'febre' entre jovens
O lança-perfume, também conhecido como loló, era usado como aromatizador de ambiente, em uma forma de brincadeira no carnaval, em que alguém a lançava em outra pessoa, para proporcionar uma sensação fria e perfumada. Depois, passou a ser utilizado como um solvente inalante, sendo introduzida no organismo por meio da aspiração pelo nariz ou pela boca.  O lança-perfume consiste em uma mistura das substâncias químicas como éter, clorofórmio, cloreto de etila e uma essência perfumada. Os efeitos da droga duram, normalmente, entre 15 e 40 minutos.  Psiquiatras alertam que o uso do lança-perfume pode levar a lesões irreversíveis, e até à morte. Os sintomas causados pela droga são comparados aos do uso de crack, cocaína e heroína.  Seu uso pode levar a alterações de comportamento, como perda de juízo crítico, quadro de inconsciência e surto psicótico. O uso da substância pode, ainda, levar prejuízo à capacidade respiratória, e o uso contínuo pode aumentar a frequência cardíaca, que acarreta no aumento da pressão arterial, levando à morte.

Fontes: