Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Geral

Opinião

Goiás tem redução dos índices de homicídio acima da média nacional

Goiás evita mortes violentas e é destaque nacional

Foto: Divulgação
post
O governador Ronaldo Caiado com os chefes de segurança das forças policiais do nosso Estado

29 julho, 2020

Por Silvana Marta 

As forças de segurança de Goiás são destaque positivo no cenário nacional. Estamos entre os 7 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que apresentaram queda no número de mortes violentas durante a pandemia, como apresentou o índice nacional de homicídios criado pelo G1.  A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país, via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Mas em Goiás não foi sempre assim.

Em 2016, na gestão do ex-governador Marconi Perillo, o Mapa da Violência mostrava que o Estado de Goiás era o mais violento do Centro-Oeste e o 7º mais violento do Brasil.  Em 2017, também na gestão do ex-governador Perillo, quatro cidades de Goiás estavam entre as 30 mais violentas do Brasil: Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade. Sem contar que o índice de violência do município de Águas Lindas superou Manilla, capital das Filipinas. A pesquisa indicou também que o número de mortes por arma de fogo mais que dobraram em Goiás no prazo de dez ano (2005-2015) - um aumento de 104,2%  na quantia de homicídios em Goiás. É necessário trazer à memória que em 2018, Goiás amargou uma das maiores crises de segurança pública já registradas na Penitenciária Cel. Odenir Guimarães em Aparecida de Goiânia (GO), após uma rebelião no primeiro dia do ano terminar com 9 mortes, 14 feridos e mais de 200 fugas, além de repiques de motins nas unidades prisionais de todo o Estado. A crise ganhou contornos graves nos dias seguintes, com risco de mais rebeliões e massacres nos presídios. Entretanto, o ex-governador Marconi Perillo decidiu, mesmo assim, estar com a família em um resort de luxo na Praia dos Carneiros, em Pernambuco, onde foi notado e fotografado por pessoas que estavam no local. Marconi Perillo (PSDB) escolheu uma das praias mais bonitas do país para descanso com a família durante uma das piores crises penitenciárias experimentadas pelo Estado, deixando a ‘bomba’ nas mãos do ex-vice-governador José Éliton, o Estado apavorado e os goianos em pânico. Esse tempo de irresponsabilidade e descompromisso ficou para trás. O compromisso do governador Ronaldo Caiado é fazer do seu Estado um lugar seguro para se viver, com a responsabilidade de proteger os goianos através do combate à violência e ao crime organizado. O refrão ‘ou bandido muda de “profissão” ou muda de estado’ é uma realidade.   Por tudo isso é que digo ao ex-governador Marconi Perillo: ‘tchau querido’.

Os artigos de opinião, não refletem necessariamente a opinião  do site, portanto  são de responsabilidade de seus autores [sem obrigatoriedade do cumprimento de  horário de trabalho e sem vínculo empregatício]. Texto intelectual protegido pela Lei dos Direitos Autorais  (9.610/98). Este conteúdo pode  ser republicado, desde que cite a fonte e autoria.