Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Geral

Opinião

Adeus Braile! Agora é óculos inteligente

Nos tempos sombrios do ex-governador Marconi Perillo, os estudantes goianos foram tratados como criminosos

Foto: Divulgação
post
Estudantes com deficiência visual da rede pública estadual de Goiás dão adeus ao braile

05 agosto, 2020

Por Silvana Marta

“Onde houver tecnologia para inclusão, o governo de Goiás irá buscar” - foi com estas palavras que o governador Ronaldo Caiado abriu uma das manhãs mais emocionantes de seu governo, na nova sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que aliás é mais uma das obras entregues pelo governador Caiado. A reforma do prédio, que está tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan, prezou por preservar suas características Art Déco.  O Instituto de Educação de Goiás (IEG), sede da nova Secretaria da Educação de Goiás, na Vila Nova, estava abandonado e vazio. Por outro lado, o ex-governo Marconi Perillo gastava 7 milhões por ano na locação do prédio que sediava a Seduc ao lado do Hospital Materno Infantil, no Setor Oeste. Dinheiro do povo que ia para ralo e acredito que ia para o bolso de bacanas.  Ademais, o projeto do governo anterior para o terreno do IEG era para a construção de um prédio espelhado em frente ao prédio tombado, o que iria ‘matar’ parte de nossa história, mormente a de Goiânia, que possui o maior acervo Art Déco não só do Brasil, mas da América Latina. Aliás, a ex-sede da Seduc do Setor Oeste foi palco de massacres contra os estudantes goianos, que, na luta pela manutenção da educação pública e gratuita durante o governo Marconi Perillo (que ameaçava implantar OS’s na rede pública estadual), foram presos, trancafiados por 24 horas dentro de um ônibus da Polícia Militar debaixo de sol quente, que virou um verdadeiro forno, sem água, e posteriormente conduzidos, onde responderam processos criminais, tendo de fazer inclusive transações judiciais penais pelo crime de terem lutado contra a privatização das escolas da rede pública estadual de ensino, em mais um ato de covardia do então desgoverno de Goiás - eu e toda a sociedade goiana presenciamos o fato. Nos tempos sombrios do ex-governador Marconi Perillo, os estudantes goianos foram tratados como criminosos, quando deveriam ter sido tratados como heróis - vez que evitaram com o movimento de ocupação das escolas que as OS’s fossem implantadas na rede pública estadual de ensino pelo ex-governador Marconi Perillo.

A nova educação 

Esse tempo de tragédias passou. Hoje, 5/08, o governador Ronaldo Caiado entregou 68 óculos de tecnologia israelense, para o auxílio aos jovens com deficiência visual ou baixa visão, sendo 51 de aquisição do governo estadual e outros 17 por doação da ONG Movimento Bem Maior. O acessório inteligente consegue ler imagens e textos, com a voz de um robô, além de reconhecer rostos, identificar cores e cédulas em dinheiro e decifrar código de barras entre outras funções. A estudante Khemily Vitória, 13 anos, aluna do 9.º ano da Escola Professor Esmeraldo Monteiro, uma das beneficiadas com o óculos inteligente,  disse que o dispositivo foi um bom  investimento do governador Ronaldo Caiado, já que para os deficientes visuais como ela, a tecnologia braile é difícil de ser encontrada. “Com esses óculos, será mais fácil, porque ele faz o reconhecimento facial e, o mais importante na nossa escola, é a leitura de textos”.

Revolução

Goiás está vivendo uma verdadeira revolução em termos de educação. Hoje foram entregues mais de R$ 26 milhões em benefícios à educação e anunciado o fim das escolas de placas no Estado. Os investimentos estão sendo realizados em 113 obras de escolas e prédios de Coordenação Regionais de Educação (CRE) em 42 municípios. Também houve entregas de ônibus para quatro prefeituras e de mil quimonos e mil luvas para os estudantes praticantes de artes marciais (karatê), em um projeto denominado ‘Construindo Campeões’, além da apresentação dos modelos de sapatos, mochilas e uniformes que serão entregues a todos os estudantes no início do ano letivo de 2021.

Sala do Saber

Para enfrentar a pandemia, foi assinada a parceria para disponibilizar aos estudantes da rede estadual de Goiás a “Sala do Saber”, plataforma virtual que reúne conteúdo acadêmico, como correção de exercícios, consultas pedagógicas, além de outros recursos, com o propósito de contemplar os estudantes que atravessam o atual momento com a aquisição do conhecimento de forma remota. A plataforma é impressionante, e todos esses benefícios entregues na data de hoje emocionaram a todos os presentes no evento desta manhã. Dentre todos os bons nomes que estão sendo atribuídos ao governo Ronaldo Caiado, está o nome ‘Dignidade’!  Com a ajuda de Fátima Gavioli, que tem desempenhado uma excelente gestão à frente da Secretaria da Educação, Goiás vive uma hecatombe tecnológica e social, e entrega dignidade aos estudantes da rede pública estadual. Agora é educação padrão Ronaldo Caiado.

Os artigos de opinião e/ou matérias assinadas  não refletem necessariamente a opinião  do site, portanto  são de responsabilidade de seus autores [sem obrigatoriedade do cumprimento de  horário de trabalho e sem vínculo empregatício]. Texto intelectual protegido pela Lei dos Direitos Autorais  (9.610/98). Este conteúdo pode  ser republicado, desde que cite a fonte e autoria.