Sábado, 20 de
Abril de 2024
Estado

Mais vacinas

 Mais 231.660 doses chegam a Goiás para novo reforço à vacinação contra Covid-19

Primeiro carregamento a desembarcar, na quarta-feira (28/07), de Goiânia, foi de 159.120 imunizantes da AstraZeneca. Depois, 72.540 unidades da Comirnaty

Fotos: Hegon Corrêa e Wesley Costa
post
“Essa nova variante delta tem nos surpreendido com a capacidade de atingir pessoas mais jovens e também contaminar idosos”, frisou Caiado.

29 julho, 2021

Goiânia (GO) - O Governo de Goiás recebeu, nesta quarta-feira (28/07), dois novos lotes de vacina contra Covid-19, com total de 231.660 imunizantes. O primeiro carregamento desembarcou logo pela manhã, no Aeroporto Internacional de Goiânia, com 159.120 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). À tarde, chegaram 72.540 vacinas da Comirnaty, do laboratório Pfizer. Com as unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde na terça-feira (27/07), Goiás completa 386.460 doses recebidas nesta semana.  Do aeroporto de Goiânia, a carga foi encaminhada para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, para contagem e redistribuição para os municípios goianos. As vacinas da AstraZeneca serão usadas exclusivamente para aplicação da dose de reforço. Já os imunizantes do laboratório Pfizer serão destinados à primeira e segunda doses.  “Seja exemplo no nosso Estado, nos ajude a convencer a população. É inaceitável que Goiás ainda tenha pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose”, salientou o governador durante evento, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira. Caiado também alertou para a necessidade de a população manter os cuidados, especialmente com a ocorrência da variante Delta em Goiás. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) confirmou que foram identificados cinco casos, sendo quatro em moradores de Goiânia e um de Santo Antônio do Descoberto, até terça-feira. Não há registro de transmissão comunitária no Estado. “Essa nova variante delta tem nos surpreendido com a capacidade de atingir pessoas mais jovens e também contaminar idosos”, frisou Caiado. “Não parem de usar máscara. Mantenham os protocolos”, acrescentou.  O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também alertou para a importância de a população não perder o prazo para completar a imunização com o reforço. “As pessoas devem ficar atentas e voltar aos postos para receberem a segunda dose dentro da data preconizada e informada no cartão de vacinação”, ressaltou.

Campanha em Goiás
Além da remessa desta quarta-feira, no dia anterior o Ministério da Saúde enviou 154.800 doses de vacinas contra a Covid-19 para o Estado, sendo 34.600 da AstraZeneca/Covax Facility, para aplicação de segunda dose, e 120.200 da Coronavac/Butantan, para primeira e segunda doses.  Do total de imunizantes recebidos, até às 15h desta quarta-feira (28/07), Goiás aplicou 2.957.146 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.117.326 pessoas. Com o novo carregamento, Goiás atinge a marca de 5.237.350 vacinas recebidas desde o início da campanha, em janeiro de 2021.

Fontes: Secretaria de Comunicação do  Governo de Goiás / www.poptvnews.com.br