Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Brasil

Ataques e pressão

Tite é alvo de ataques bolsonaristas nas redes sociais

O treinador da Seleção Brasileira de Futebol está pressionado

Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo
post
Em entrevista coletiva nesta quinta, o técnico Tite foi direto: há uma posição clara entre os atletas sobre o assunto e esta já foi externada a Caboclo

04 junho, 2021

Tite, técnico da seleção brasileira, se tornou alvo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro após a coletiva de imprensa que deu na   quinta-feira (3/6). O treinador está no topo do Trend Topics do Twitter com a hashtag #foratite. O motivo dos ataques foi a declaração dele, mesmo que velada, de que jogadores e comissão estão insatisfeitos com a realização da Copa América no Brasil.  De acordo com um levantamento exclusivo da Consultoria Bites, até as 11h30 desta sexta-feira, a hashtag e o nome de Tite foram citados 39 mil vezes. O estudo revela que a maioria dos perfis engajados são verdadeiras, mas da base de apoio de Jair Bolsonaro, apesar de nenhum bolsonarista clássico ter tocado no assunto ainda.  Até o fim da manhã, o perfil que tinha mais engajamento era o do vice-líder do governo na Câmara José Medeiros, que tuitou:  "A copa América ia acontecer na Argentina, Tite e nem ninguém havia dito nada, com certeza iam jogar. Agora de última hora veio p Brasil o palhaço resolve armar circo politizando a coisa, fosse preocupação com saúde teria se manifestado antes. ".Em base de comparação, entre 1º de junho de 2019 e 1º de junho de 2020, a hashtag #foratite só havia aparecido em 828 tweets. O pico foi o 6 de março de 2020 com 526 posts, quando o técnico convocou os jogadores para as duas primeiras partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. " Não há dúvida que é o maior ataque contra Tite", disse Manoel Fernandes, diretor da Bites.  No entanto, a quantidade de ataques pode subir. Ainda segundo Manoel Fernandes, os bolsonaristas estão com uma agenda carregada nestes dias. Além de Tite, eles estão atacando a médica Luana Araújo, a CPI da Covid e João Doria. " Minha observação é que o movimento deve chegar aos principais bolsonaristas ao longo dia, o que irá colocar mais combustível na discussão!,  concluiu o diretor da Bites. Antes deste posicionamento de Tite, o dia em que o técnico mais foi citado no Twitter foi 14 de maio, quando teve 38 mil citações. Na ocasião, ele convocou a seleção brasileira para os jogos desta sexta e de terça-feira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Entenda o caso

Após desistência de Colômbia e Argentina, a realização da Copa América foi anunciada para o Brasil na última segunda-feira, causando espanto geral. Houve então uma insatisfação dos jogadores por terem descoberto da mudança somente via imprensa, um dia depois de conversa com o presidente Rogério Caboclo, segundo o site "ge". Em entrevista coletiva nesta quinta, o técnico Tite foi direto: há uma posição clara entre os atletas sobre o assunto e esta já foi externada a Caboclo. A visão, porém, só virá a público na  terça-feira (8/6) quando o Brasil finaliza os compromissos de eliminatórias, em partida contra o Paraguai. A Copa América começa no dia 13, o mesmo dia da estreia da seleção, contra a Venezuela." Nós temos uma opinião muito clara e nós fomos, lealmente, numa sequência cronológica, e Juninho externando ao presidente qual nossa opinião. Na sequência pedimos para atletas ficassem focados exclusivamente no jogo contra o Equador, nos atenderam. Na sequência, solicitaram uma conversa com o presidente, direta e lealmente falando a ele suas opiniões, porque (a opinião) de todos os atletas está muito clara, muito limpa. E foi externada em uma conversa direta e pessoal com presidente e comissão técnica",  disse Tite. De acordo com a "Rádio Gaúcha", o movimento teria partido dos 20 jogadores que atuam no futebol europeu e fazem parte do atual elenco de convocados. Mas hoje, a posição é compartilhada por todo o grupo, e há indícios de que a insatisfação vem pairando sobre outras seleções que disputarão o torneio.